O bingo é um estilo de sorteio em que cada participante recebe uma cartela com 24 números aleatórios. Para realizar o sorteio, há um globo contendo esferas numeradas de 01 a 99. Essas esferas são retiradas do globo uma a uma e os participantes devem marcar na cartela os números correspondentes. Joel participava de um sorteio em que era necessário marcar 20 números na cartela para ganhar. Em certo momento do sorteio, a cartela dele estava marcada do seguinte modo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1/29
Explicação passo-a-passo:
Para calcular a probabilidade de um evento, deve-se identificar o espaço amostral (Ω), ou seja, todos os resultados possíveis, e os eventos favoráveis (A), ou seja, todos os casos que atendem às condições impostas para o cálculo da probabilidade.
Como ainda há 30 esferas dentro do globo, conclui-se que o espaço amostral é igual a 30. Como são necessários apenas 20 números marcados para ganhar e Joel já marcou 18 números, para que ele ganhe na menor quantidade de sorteios possível, é necessário que um dos 6 números restantes na cartela dele sejam sorteados nos próximos 2 sorteios. Já que cada sorteio é independente, deve-se calcular as probabilidades separadamente e depois multiplicar. Como ainda há 6 números na cartela de Joel, eles configuram os casos favoráveis. Assim, a probabilidade do primeiro sorteio é dada por:
Após um sorteio, o espaço amostral é igual a 30 − 1 = 29. No caso de o número sorteado estar na cartela de Joel, os casos favoráveis serão iguais a 6 − 1 = 5. Logo, a probabilidade do segundo sorteio é dada por:
Como cada sorteio é independente, a probabilidade de Joel ganhar em até 2 sorteios é dada por:
Resposta:
1/29
Explicação passo a passo:
Entre outras alternativas, esta É A CORRETA