O bilinguismo é uma proposta que pretende tornar acessível o conhecimento escolar por meio da língua de sinais, utilizada como língua de instrução. Os surdos têm apontado como sendo a melhor estratégia de ensino na atualidade.
Qual alternativa está de acordo com a ideia apresentada?
A.
O bilinguismo visa a aproximação da criança surda com a comunidade ouvinte, enfatizando o ensino da segunda língua, língua majoritária, como fundamental e apoiado no uso da fala.
B.
O bilinguismo é uma proposta que possibilita ao surdo o aprendizado de duas línguas, a língua de sinais e a língua majoritária, essa última na modalidade escrita.
C.
O bilinguismo é uma proposta educacional cujo modelo linguístico, surdo adulto, busca a aproximação com a comunidade ouvinte.
D.
O bilinguismo é uma proposta que possibilita ao surdo o aprendizado de duas línguas, a língua de sinais e a língua portuguesa, essa última na modalidade oral.
E.
Esse modelo combina sinais, gestos, mímicas e objetos para uma comunicação mais eficiente.
Soluções para a tarefa
Resposta:
B.
O bilinguismo é uma proposta que possibilita ao surdo o aprendizado de duas línguas, a língua de sinais e a língua majoritária, essa última na modalidade escrita.
Explicação
O bilinguismo busca a aproximação das crianças surdas com a comunidade surda, tem o adulto surdo como um modelo linguístico e cultural, além de trabalhar o ensino de duas línguas: a língua de sinais (primeira língua e língua de instrução) e a língua majoritária do país (língua portuguesa) na modalidade escrita. O bilinguismo não busca a aproximação com a comunidade ouvinte, em um sentido cultural, identitário e/ou linguístico. O ensino por meio de sinais, gestos, mímicas e objetos é conhecido como comunicação total e não está presente nas práticas bilíngues.
Resposta: B. O bilinguismo é uma proposta que possibilita ao surdo o aprendizado de duas línguas, a língua de sinais e a língua majoritária, essa última na modalidade escrita.
Explicação: O bilinguismo busca a aproximação das crianças surdas com a comunidade surda, tem o adulto surdo como um modelo linguístico e cultural, além de trabalhar o ensino de duas línguas: a língua de sinais (primeira língua e língua de instrução) e a língua majoritária do país (língua portuguesa) na modalidade escrita. O bilinguismo não busca a aproximação com a comunidade ouvinte, em um sentido cultural, identitário e/ou linguístico. O ensino por meio de sinais, gestos, mímicas e objetos é conhecido como comunicação total e não está presente nas práticas bilíngues.