O bico das aves possui algumas adaptações? Se sim, quais são elas?
Soluções para a tarefa
Resposta:RESUMO:
→Bicos de aves granívoras;
→Bicos de aves carnívoras;
→Bicos de aves frugívoras;
→Bicos de aves insetívoras;
→Bicos de aves limícolas;
→Bicos de aves nectarívoras;
→Bicos de aves filtradoras.
Quais são os tipos de bicos de aves?
Os bicos têm uma grande variação em relação à forma e, por isso, encontramos dentro dos tipos de aves, diferentes formatos. A seguir, alguns deles:
∴Curvos e em forma de gancho (comum em aves de rapina)
∴Em forma de lança (típico de algumas aves aquáticas pescadoras)
∴Longos e finos (entre as aves de bico longo estão as limícolas ou insetívoras)
∴Grossos e curtos (presentes em aves granívoras)
Explicação:
∴Bicos de aves granívoras (ou consumidoras de sementes) →
As aves granívoras têm um bico bastante curto, mas robusto, que lhes permite abrir as sementes com revestimentos duros, e por isso são aves são muito especializadas. Algumas dessas espécies, como o pardal (Passer domesticus), por exemplo, têm um bico curto e cônico que lhe permite segurar e quebrar as sementes, propósito que atinge porque, além disso, as pontas de seu bico são afiadas.
∴Bicos de aves carnívoras →
As aves carnívoras se alimentam de outras aves e de outros animais ou carniça, possuem bicos pontudos e com a mandíbula terminada em um gancho, já que isso lhes permite arrancar a carne de suas presas e também as impede de escapar quando são capturadas. É o caso das aves de rapina diurnas e as noturnas (águias, falcões, corujas, etc).
∴Bicos de aves frugívoras →
As aves frugívoras têm bicos curtos e curvos, mas com pontas afiadas que lhes permitem abrir os frutos. Às vezes, também se alimentam de sementes. Por exemplo, muitos papagaios, araras e periquitos (ordem Psittaciformes) têm bicos muito robustos que terminam em pontas afiadas, com os quais podem abrir grandes frutos carnosos e também extrair as partes comestíveis das sementes.
∴Bicos de aves insetívoras →
Os bicos das aves que comem insetos são caracterizados por serem finos e alongados. Existem algumas variações dentro desta categoria, por exemplo, os pica-paus (ordem Piciformes). Eles possuem um bico fino e muito forte que se assemelha a um cinzel, com o qual cortam a casca das árvores em busca dos insetos que vivem dentro dela. Essas aves também possuem um crânio totalmente adaptado para receber os golpes fortes.
∴Bicos de aves limícolas →
As aves limícolas geralmente são aquáticas ou vivem próximas da água, pois obtêm seus alimentos em áreas alagadas. Possuem bicos longos, finos e bastante flexíveis
∴Bicos de aves nectarívoras →
O bico das aves nectarívoras é exclusivamente adaptado para sugar o néctar das flores. Os bicos das aves nectarívoras são muito finos e alongados, em forma de tubo.
∴Bicos de aves filtradoras →
As aves filtradoras são espécies que também habitam áreas inundadas de água e cujos bicos podem ter vários formatos. Elas têm certas adaptações que lhes permitem filtrar o alimento da água e, em geral, têm bicos largos e curvados para baixo.