O BERÇO DAS ÁGUAS
As nascentes são a origem dos cursos d’água. A partir delas se formam córregos e riachos que alimentam rios maiores que irão desaguar no mar. São essas águas que irrigam as plantações, matam a sede dos rebanhos na pecuária, abastecem as cidades e permitem a sobrevivência dos peixes, garantindo o sustento de muitos pescadores. Em Minas Gerais, algumas nascentes são conhecidas como “minas” ou “olhos d’água”. Nas regiões norte e noroeste do estado, estão associadas a veredas e devem também ser preservadas.
A maneira mais simples de proteger esses locais é fazer o cercamento. Para nascentes, minas e olhos d’água, o cercamento deve ser realizado a uma distância mínima de 50 metros do local de onde a água aflora do solo. Para as veredas, a distância deve ser de 80 metros a partir da zona úmida. Estas medidas são determinadas pela legislação ambiental. O isolamento dessas áreas protege do pisoteio de animais, que provoca a compactação do solo, impedindo a absorção da água que abastece o lençol freático e prejudica o que chamamos de recarga hídrica. O solo pisoteado impede também o crescimento da vegetação natural, ficando exposto à erosão. O cercamento também protege as nascentes de ações predatórias do homem.
Produtor rural consciente protege suas nascentes e veredas, garantindo água para seu negócio. Nascentes e veredas não combinam com lixo, queimadas, desmatamento ou esgoto.
As nascentes, para terem recarga hídrica, precisam ser isoladas da presença de animais porque
Alternativas
A)
essas medidas são determinadas pela legislação ambiental.
B)
o pisoteio compacta o solo e o impede de absorver água da chuva.
C)
as cercas as protegem da degradação da ação predatória do homem.
D)
a maneira mais simples de proteger esses locais é fazer o cercamento.
Soluções para a tarefa
Respondido por
27
Resposta:
letra b
Explicação:
o pisoteio compacta o solo e o impede de absorver agua da chuva
Perguntas interessantes
ENEM,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Geografia,
7 meses atrás
Sociologia,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás