O benchmarking é uma técnica, definida por Pereira (2018), como o acompanhamento de processos de organizações concorrentes ou não, que sejam reconhecidas como representantes das melhores práticas administrativas. Existem alguns tipos de benchmarking conhecidos como benchmarking interno, benchmarking genérico e benchmarking funcional.
PEREIRA, Luciano S. Gestão do Conhecimento. Maringá: UniCesumar, 2018.
Considerando o conceito de Benchmarking Genérico, avalie as afirmações seguintes como V para as verdadeiras e F para as falsas.
I. É o benchmarking baseado em uma função específica que pode existir ou não na própria organização e serve para trocarmos informações acerca de uma atividade bem definida.
II. É o benchmarking onde a procura por melhores ideias ocorre dentro da própria organização, em unidades diferentes (em outros setores, sedes, etc...).
III. É o benchmarking baseado em um processo que atravessa diversas funções da organização e pode ser encontrado na maioria das empresas do mesmo porte.
As afirmações I, II, III, são respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
V, V, V.
Alternativa 2:
F, V, F.
Alternativa 3:
V, F, V.
Alternativa 4:
F, F, V.
Alternativa 5:
V, F, F.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Olá!
A alternativa 3 é a que melhor se aplica como correta.
Partindo deste ponto, notamos que em seu conceito genérico, o
Benchmarking pode ser desenvolvido em mais de uma empresa, tendo seus processos empresarias semelhantes, mesmo sem produzir o mesmo tipo de produto.
Deste modo, é preciso saber realizar as comparações em todas as fases de operação da empresa, tendo acesso não só as atividades desenvolvidas como nas informações que levaram a equipe de produção a chegar naqueles resultados.
Até mais!
Perguntas interessantes