O belo tem somente um tipo; o feio tem mil. É que o belo, para falar humanamente, não é senão a forma considerada na sua mais simples relação, na sua mais absoluta simetria, na sua mais mais íntima harmonia com nossa organização. Portanto, oferece-nos sempre um conjunto completo, mas restrito como nós. O que chamamos o feio, ao contrário, é um pormenor de um grande conjunto que nos escapa, e que se harmoniza, não com o homem, mas com toda a criação. É por isso que ele nos apresenta, sem cessar, aspectos novos, mas incompletos”.Victor Hugo A respeito do feio na estética é INCORRETO afirmar que
3 pontos
a) nas epopeias homéricas esteve ausente, uma vez que ali apenas o impulso apolíneo da harmonia, da beleza e da justiça imperava.
b) não foi negligenciado na Idade Média, teve lugar nas fachadas das catedrais, nos brasões reais e nos escudos dos cavaleiros.
c) está intimamente aliado ao belo na literatura, exemplo disso é o conto A Bela e a Fera da escritora Leprince de Beaumont.
d) está presente no palco, nas peças de Shakespeare, este “deus do teatro”, ora lançando riso, ora horror.
e) trata da dimensão grotesca e disforme da natureza, como por exemplo, as gárgulas das catedrais francesas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra A
Explicação:
O belo, sendo exposição quase tautológica da forma, garante a redução de um conteúdo com interferência mínima do imperfeito.
A relação entre o útil e o belo nas artes vai de encontro com a técnica e com a apreciação através do subjetivismo.
Na Antiguidade, não havia espaço para o "feio", sendo a beleza e a perfeição conceitos relacionados à arte helênica.
A utilidade na obra de arte tem a ver com o tipo de técnica produzida e se há algum interesse em produzi-la, por exemplo, ao expor uma pintura em um museu.
Já o belo está ligado aos sentimentos que aquela arte propõe ao seu espectador, criando e revelando emoções subjetivas e interpretações variadas a cada pessoa.
Assim, a arte tem sua função e precisa ser realizada, mas, ao mesmo tempo, possui um caráter simbólico ao representar o lado sensível e aprimorar os sentidos e a imaginação do seu apreciador.
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