O Barroco Mineiro foi uma versão peculiar do Barroco que se desenvolveu em Minas Gerais entre os séculos XVIII e XIX. Com estilo e características próprias, o movimento recebeu influências artísticas do Barroco Europeu e do Barroco que predominava em outras partes do Brasil como Salvador e Rio de Janeiro. Preservando as características de dualidade e contradições do movimento artístico, em Minas Gerais, o barroco começou a se desenvolver como um estilo de personalidade própria que deixou sua marca na história da arquitetura, da pintura e da escultura, a nível nacional e internacional.Caracterizada pela pompa e grandiosidade, a arte barroca mineira é rica em detalhes, cores e ornamentos em ouro. Foram explorados os materiais típicos da região, como o cedro e a pedra sabão, criando assim uma arte autêntica e carregada de características peculiares.A arquitetura, a pintura, a escultura sacra e a música tiveram destaque nesse período. Evocando a religião em cada detalhe, o barroco mineiro seguiu a tendência da Arte Barroca, crescendo, sobretudo, em torno das igrejas e confrarias. As maiores expressões dessa arte em Minas Gerais foram Mestre Ataíde e Aleijadinho.Em 2014, foram comemorados os 200 anos da morte do criador das belíssimas peças em pedra sabão, uma das quais é apresentada na imagem acima, sendo a mesma de autoria do mais importante artista brasileiro do período colonial: Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1737-1814). Ele nasceu em Vila Rica, atual Ouro Preto, e antes dos 50 anos, foi acometido por uma doença degenerativa que atrofiava seu corpo. Mesmo assim, tornou-se um dos maiores mestres do Barroco no Brasil.A Arte Barroca encontrou em Minas Gerais um lugar propício, pois:
A) A pouca presença de protestantes na região, por causa da distância do litoral, fez com que não houvesse forte influência desse ramo religioso, deixando caminho livre para a expansão do Barroco, tão ligado ao catolicismo.
B) A decadência da produção açucareira no Nordeste e a descoberta do ouro em Minas levaram os principais artistas da Colônia a migrarem para Vila Rica, em busca de financiamento para suas obras e apoio para novos empreendimentos.
C) Fortaleceu-se com os altos investimentos feitos pelo governo português na região, já que por causa da produção aurífera, buscava-se fazer de Minas, e principalmente de Vila Rica, a referência americana para a Europa.
D) O enriquecimento provocado pela mineração e a forte religiosidade dos povos das Minas, conjugados com a intensa vida cultural ligada ao catolicismo, favoreceram o desenvolvimento desse estilo artístico na região.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Letra D: a Arte Barroca encontrou em Minas Gerais um lugar propício, pois o gradual enriquecimento da região provocado pela mineração e a forte religiosidade dos povos das Minas, além de uma grande vida cultural ligada ao catolicismo, resultaram no desenvolvimento desse estilo artístico na região.
A Pintura Mineira no século XVIII no Brasil tinha como características as artes religiosas, como pintura do interior das igrejas, onde destaca-se uma grande pintura sacra dos céus, que começa desde o topo das colunas e forma uma paisagem dos céus cheia de anjo, querubins e figuras católicas.
Perguntas interessantes
Português,
7 meses atrás
Inglês,
7 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Saúde,
1 ano atrás