o barroco é visto como o período histórico e o movimento literário que sucede ao renascimento. surgido no final do século xvi na europa, especificamente na itália, o barroco guarda similaridades e diferenças com o renascimento, e é caracterizado pelas influências do absolutismo e da contrarreforma católica. sobre o barroco europeu, o que é correto afirmar?
a)O Barroco mantém o ideário humanista do Renascimento, porém desfaz-se do elogio à cultura e às artes clássicas.
b)O Barroco surgiu com o interesse de radicalizar a excentricidade do Maneirismo.
c)O Barroco tem relações estritas com a religião, porém seus efeitos não foram sentidos na política e na economia europeia.
d)O Conceptismo barroco tinha como objetivo utilizar o ideário teológico da Contrarreforma como tática para a doutrinação das massas pela fé.
e)O Barroco buscava a construção de estilos complexos e individuais, que deveriam ser transpostos para as igrejas pelos clérigos.
Soluções para a tarefa
Resposta: D) O Conceptismo barroco tinha como objetivo utilizar o ideário teológico da Contrarreforma como tática para a doutrinação das massas pela fé.
Explicação: O Barroco, tal como surgiu na Europa, é comumente entendido como uma continuação natural do Renascimento. Dito isso, o Barroco mantém boa parte dos ideários renascentistas, desde alguns traços do Humanismo até a manutenção do interesse pela cultura e pelas artes clássicas. Entretanto, devido às propostas da Contrarreforma Católica, algumas práticas precisavam ser refreadas, como a maneirista, que passa a ser criticada pelos seus exageros e suas excentricidades.
Nesse contexto no qual o Barroco está intensamente relacionado à religião e à Igreja, seus efeitos alcançam todas as esferas dos impérios, uma vez que elas integram e geram poderes políticos e econômicos junto aos reis. Essa lógica facilitou a expansão do Barroco, cujas funções primordiais eram as de, por meio do Conceptismo, utilizar o ideário teológico da Contrarreforma como tática para a doutrinação das massas pela fé e de construir um estilo homogêneo e facilmente compreensível pelas camadas populares. Tanto o Conceptismo quanto o uso de objetos de arte produzidos pelo estilo Barroco, deveriam ser transpostos para as igrejas pelos clérigos.