O BARBEIRO
“Perto de casa havia um barbeiro que me conhecia de vista, amava a rabeca e não tocava inteiramente mal. Na ocasião em que ia passando, executava não sei que peça. Parei na calçada a ouvi-lo (tudo são pretextos a um coração agoniado), ele viu-me e continuou a tocar. Não atendeu a um freguês, logo e outro que ali foram a despeito da hora e de ser domingo, confiar-lhes as caras as navalha, perdeu-os sem perder uma nota. Ia tocando para mim. Esta consideração fez-me chegar francamente à porta da loja, voltado para ele. Ao fundo, levantando a cortina de chita que fechava o interior da casa, vi apontar uma moça trigueira, vestido claro, flor no cabelo. Era a mulher dele; creio que me descobriu de dentro e veio agradecer-me com a presença o favor que eu fazia ao marido. Se não me engano, chegou a dizê-lo com os olhos. Quanto ao marido, tocava agora com mais calor; sem ver a mulher, sem ver fregueses, grudava a face no instrumento, passava a alma ao arco, e tocava, tocava…”
ASSIS, M. de. Dom Casmurro. São Paulo, L&PM Pocket, 1997.Capítulo 127.
O narrador parou na calçada. O motivo dessa atitude se deve a:
Escolha uma:
a. O narrador parou na calçada para ouvir o barbeiro porque a música inquietava o seu coração.
b. O narrador parou na calçada para ouvir o barbeiro porque a música acalmava o seu coração.
c. O narrador parou na calçada para ouvir a música.
d. n.d.a.
e. O narrador parou na calçada para ouvir o barbeiro agonizado.
Soluções para a tarefa
eu acho que é a letra c) não tenho certeza
Neste texto, temos que o narrador acabou parando em frente a calçada porque:
c. O narrador parou na calçada para ouvir a música.
Interpretação textual
Segundo o texto "O barbeiro", temos que o narrador personagem estava passeando pela rua até que um tipo de som que lhe agradou bastante foi percebido e notado ainda na rua.
Ao se deparar de frente para o local de onde estaria vindo o som, o narrador ficou apenas observando um barbeiro tocando sem parar, de maneira que estava lhe agradando muito. O barbeiro sem se dar conta disso, continuava a tocar como se mais ninguém pudesse ouvir.
A mulher do barbeiro parecia gostar das pessoas que paravam por ali e apenas escutavam os sons.
Veja mais sobre "O barbeiro" em https://brainly.com.br/tarefa/38942293
#SPJ2