O Banco Nacional de Empregos (BNE) mapeou as 10 ocupações que têm os melhores salários neste começo de 2021. Entre os cargos estão diretor de TI, diretor hospitalar, diretor administrativo financeiro e diretor jurídico. As ocupações listadas seguem a tendência do mercado de trabalho, analisa o CEO do BNE, Marcelo de Abreu. "A pandemia estimulou maiores contratações na área da saúde, e a transformação digital gerou mais contratações e valorização das vagas no setor de tecnologia", explica. As profissões que mais se destacaram são em cargos estratégicos, principalmente chefias. "As empresas investiram em contratar lideranças especializadas que ajudassem na retomada das atividades e fossem peças importantes para a transformação digital", comenta Abreu. As organizações devem estar atentas para essas ofertas, como apresentado no texto, pois sabemos que quanto mais atrativas, maior é a procura por parte dos interessados em trabalhar na organização. Considerando esse cenário explique qual a diferença entre chefia e liderança, e qual a importância da liderança nesse caso.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Quando se fala em cargos de responsabilidade, é comum usar os termos liderança e chefia como sinônimos. Contudo, ser chefe ou líder não são a mesma coisa. Enquanto o chefe impõe pelo medo, o líder contagia a equipe por meio de atitudes inspiradoras. Isso faz toda a diferença nos resultados corporativos.
Desenvolver líderes na empresa é essencial para deixar os profissionais mais preparados para lidar com pessoas e extrair o máximo de cada uma delas. Afinal de contas, a forma com que o líder se comporta perante os funcionários deve transmitir confiança, engajar colaboradores e estimular o aperfeiçoamento contínuo.
Um chefe é autoritário e impõe ordens para as pessoas. Além disso, ele tem a tendência de centralizar o poder e trabalhar focado apenas nos lucros e resultados. Por isso, ele vê os colaboradores como meros subordinados que devem seguir suas orientações, sem questionamentos.
Incentivo ou motivação não existem no vocabulário do chefe. Isso porque ele acredita que executar as tarefas com excelência é apenas uma obrigação.
Todas essas atitudes e a postura questionável costumam gerar medo nos funcionários. Por isso, a equipe não se sente à vontade para tirar dúvidas, relatar problemas ou até pedir conselhos profissionais. É por essas razões que os chefes são temidos, contudo não são respeitados.
Um líder motiva a sua equipe, mostra a direção a ser seguida e, principalmente, caminha junto! Por isso, ele não apenas conduz pessoas, mas as inspira. Logo, o líder é respeitado, e esse sentimento tem valor muito maior que o temor.
As lideranças na empresa costumam dar voz aos colaboradores, estão sempre dispostas a esclarecer dúvidas e até fornecer conselhos profissionais. Em adição a isso, o líder procura trazer o melhor de cada um à tona, valoriza as habilidades dos indivíduos, respeita suas dificuldades e trabalha junto para superar os desafios.
No momento em que as empresas se encontram junto com seus colaboradores após a pior fase da pandemia onde muitos colaboradores perderam entes queridos, as incertezas de seus empregos trouxeram sentimento de insegurança e sem saber o que esperar. Nesse caso principalmente nesse momento em que estamos vivendo o líder tem um papel fundamental em impulsionar os funcionários, mostrar que podem passar por isso juntos e que é normal sentir medo perante o desconhecido. Esse é o papel do líder motivar a equipe mesmo ao meio das dificuldades, ser para aqueles que o cercam um ponto de referência.
Explicação:
O chefe costuma ter um perfil de ser centralizadores e autoritários. Suas relações profissionais são marcadas pela subordinação dos profissionais sob a sua tutela.
O líder, por outro lado, tem como prioridade a inspiração e motivação das pessoas que trabalham com ele.
Características de chefe e líder
Os chefes estão focados na demanda de resultados acima de qualquer circunstância, sendo encarregados pela cobrança direta ou indireta dos colaboradores de cada equipe. Essas são as características de um líder
- Autoritarismo na coordenação das equipes;
- Comunicação unilateral e centralizada;
- Foco em processos, não nas pessoas;
- Preferência por processos que atendam às suas expectativas;
- Cobranças exacerbadas;
- Culpabilização da equipe quando os resultados não atendem às metas.
Líderes têm a capacidade de entender quais são os pontos fortes e fracos de cada colaborador, adaptando suas funções profissionais de acordo com as atividades que podem ser melhor aproveitadas por cada um deles. Essas são algumas das características de um líder:
- Proporcionar um ambiente aberto ao diálogo e à exposição de novas ideias;
- Saber se comunicar claramente, principalmente quando comete erros;
- Criar uma cultura de feedback e constante evolução pessoal;
- Respeitar as particularidades de cada colaborador e usá-las em prol da equipe;
- Traçar estratégias para motivar seus colaboradores.
Saiba mais sobre liderança em:
https://brainly.com.br/tarefa/10411312
#SPJ2