O Banco Mundial apresenta uma proposta para melhorar o acesso, a equidade e qualidade dos sistemas escolares. Porém, embora reconheça que cada país possui uma realidade social específica, sua proposta trata-se de um único pacote de reformas propostas igualmente aos países em desenvolvimento. De acordo com Rosa Mária Torres (1996), as dimensões inclusas neste pacote, no documento do ano de 1995, foram retiradas de conclusões e recomendações contidas em um estudo regional realizado pelo Banco em 1985, em 39 países da África subsaariana. As políticas e estratégias recomendadas a partir desse estudo, em geral, reforçam a desigualdade e má qualidade no sistema escolar. O pacote de reformas educativas propostos pelo Banco Mundial inclui nove itens, dentre eles estão: a prioridade na educação básica, melhoria na qualidade da educação, investimento em estrutura física das escolas, convocação para maior participação dos pais no ambiente escolar e impulso do setor privado como agentes ativos na área educacional.
ATMANN, Helena. Influências do Banco Mundial no projeto educacional. São Paulo, 2002.
Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. As propostas do Banco Mundial estão relacionadas às questões educacionais. Sua proposta é uma reforma na educação em países em desenvolvimento. Sua estratégia e política podem reforçar a igualdade e boa qualidade no sistema escolar.
PORQUE
II. O Banco Mundial propôs um pacote de reformas educativas que tem como um dos seus itens o impulso do setor privado e dos órgãos não governamentais como agentes capazes de agir no setor educacional.
A respeito das asserções, assinale a opção correta.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Letra A está correta.l e ll são verdadeiras.
Perguntas interessantes
Geografia,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Inglês,
1 ano atrás