O banco de talentos é uma ferramenta que reúne dados de candidatos, como informações sobre formação acadêmica, experiências anteriores, projetos e etc. grande finalidade do banco de talentos é manter estas informações para que quando a empresa precisar contratar para uma determinada vaga, possa procurar pelo currículo perfeito de acordo com os requerimentos, e assim este processo é facilitado e fica mais organizado, ou seja, ele permite que os currículos sejam filtrados por competências determinadas pelo recrutador. É essencial que as empresas tenham conhecimento do potencial de cada colaborador. Conhecer a força de trabalho existente e disponível no âmbito organizacional contribuirá para que as pessoas possam se atualizar continuamente.
Disponível em: . Acesso em: 25 ago. 2021. (Adaptado).
Considerando as vantagens do banco de talentos para as empresas, analise as afirmações a seguir.
I. Auxilia, por intermédio de critérios justos, quanto à prática de processo sucessório (Remanejamento e promoções, a realocação de talentos).
II. Contribui na elaboração de programas de treinamento e desenvolvimento, quando os indicadores de desempenho apontam alguma deficiência.
III. Identifica talentos em potencial para a formação de equipes multidisciplinares, reunindo várias competências focadas em um dado projeto.
IV. Contribui para a assertividade na realocação de pessoas na empresa.
V. Favorece a prática do rodízio, propiciando a aquisição de novas competências.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 2:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 3:
II, IV e V, apenas.
Alternativa 4:
I, II, III e V, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III, IV e V.
Soluções para a tarefa
Resposta:
ALTERNATIVA 5 (I, II, III, IV e V)
Explicação:
PÁGINA 163
Como vantagens do banco de talentos, Gramigna (2007) apresenta algumas considerações que servem de alicerce para decisões gerenciais, tais como:
■ Auxilia, por intermédio de critérios justos, quando da prática de processo
sucessório (remanejamento e promoções, realocação de talentos).
■ Contribui na elaboração de programas de treinamentos e desenvolvimentos, quando os indicadores de desempenho apontam alguma deficiência.
■ Identifica talentos em potencial para a formação de equipes multidisciplinares, reunindo várias competências focadas em um dado projeto, por exemplo.
■ Favorece a prática do rodízio, propiciando a aquisição de novas
competências.
■ Contribui para a assertividade na realocação de pessoas na empresa.
■ É essencial quando da análise dos talentos de uma empresa para a prática do recrutamento interno.