O Banco Central controla a oferta de moeda e determina a taxa de juros, seja pela taxa de redesconto ou pela remuneração dos títulos públicos. A partir do Plano Real, o BACEN (Banco Central) passou a trabalhar com metas inflacionárias, um comprometimento institucional extremamente importante, pois assinala que a estabilidade dos preços será o primeiro objetivo da política monetária, ao qual os outros objetivos estarão subordinados. Com isso tem-se mais transparência para a condução da política monetária auxiliando na redução das incertezas. Uma alta inflação dificulta a decisão de poupança de longo prazo e de investimento, exacerbando a volatilidade dos preços e aumentando o risco de financiamento. Sobre a política monetária, seus instrumentos e consequências podemos dizer: Escolha uma: a. Uma redução na oferta monetária provoca uma elevação na taxa de juros, essa elevação na taxa de juros reduz o nível de investimento; essa redução no investimento provoca, via efeito multiplicador, uma diminuição do emprego e renda. b. Um aumento na oferta monetária provoca uma diminuição na taxa de juros; essa diminuição na taxa de juros reduz o nível de investimento; essa redução no investimento provoca, via efeito multiplicador, um aumento da renda e emprego. c. Um aumento na oferta monetária provoca uma diminuição na taxa de juros; essa diminuição na taxa de juros aumenta o nível de investimento; esse aumento no investimento provoca, via efeito multiplicador, uma diminuição da renda e emprego. d. Um aumento da oferta monetária leva um aumento da poupança, produção e redução do emprego. e. Uma redução na oferta monetária provoca uma elevação na taxa de juros; essa elevação na taxa de juros aumenta o nível de investimento, esse aumento no investimento provoca, via efeito multiplicador, uma diminuição da renda e emprego.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Alternativa A.: A política monetária contracionista gera a redução na oferta de moeda, elevação da taxa de juros e a redução do investimento, aumentando a concentração de dinheiro na renda fixa.
A redução da oferta de moeda ocorre em um país que está a enfrentar uma alta inflação, pois essa diminuição da moeda em circulação gera a elevação da taxa de juros, o que diminui o investimento no setor privado, que ao mesmo tempo desestimula o consumo, que significa demanda, o que gera por meio da competição a redução dos preços.
Abraços!
Perguntas interessantes