O Banco Central anunciou um corte de 0,25 ponto percentual na Selic, levando a taxa básica da economia a 4,25% ao ano. Foi o quinto corte consecutivo desde que o ciclo de afrouxamento monetário começou, no meio do ano passado. Esse movimento começou em meio a uma combinação de desemprego alto, baixo crescimento econômico, inflação controlada e avanço na agenda de reformas. O Copom apontou, no entanto, que esse foi o último corte por enquanto, apesar de as previsões para a inflação permanecerem comportadas.
Disponível em: . Acesso em: 07 fev. 2020. (adaptado)
Dentro desse contexto, esclareça o que é a taxa Selic e explique como o aumento dessa taxa impacta na economia do país e por consequência no cenário mercadológico.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
A Taxa SELIC é a taxa básica de juros da economia.
Essa taxa é definida pelo Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central do Brasil.
Na prática, o aumento da Taxa SELIC deixa o crédito mais caro - isto é, menos acessível - nas instituições financeiras (bancos, financeiras, dentre outras) e proporciona maior rentabilidade nos investimentos de Renda Fixa (indexados a essa taxa).
Desse modo, o aumento da Taxa SELIC proporciona vantagens e desvantagens para as famílias (que são poupadoras e tomadoras de dinheiro) e empresas de todos os setores da economia.
Lute pela realização dos seus sonhos!
Perguntas interessantes