O Ballet surgiu no século XVI e apenas homens tinham permissão para dançar. O próprio rei da França, Luís XIV, era um grande bailarino e criou a Academia Real de Dança (mais tarde rebatizada de Ópera de Paris). Até o século XVII apenas homens podiam se profissionalizar no ballet e todos os papéis femininos eram encenados por bailarinos travestidos de mulher. Só a partir de 1681 que as mulheres começaram a fazer parte do mundo do ballet, com a estreia de Mademoiselle Lafontaine nos palcos. Se o ballet surgiu com os homens, o que mudou para ser praticado mais por mulheres do que por homens? Justifique sua resposta.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
A partir do momento em que as coreografias com saltos e giros ganharam espaço, as mulheres tiveram que buscar uma solução para aparecer mais. A bailarina belga Marie Ann Cupis encurtou suas saias e baixou os saltos de seus sapatos a fim de desenvolver melhor os passos, revolucionando o ballet.
Ao longo do Romantismo, no século 19, as mulheres ganharam destaque na dança, em histórias que as colocavam como o ideal do amor. Assim, a figura da bailarina como um ícone da delicadeza, da suavidade e do mistério se consolidou — e passou a definir o modo como encaramos o próprio ballet de maneira geral.
Explicação:
Perguntas interessantes