O Balão vai subindo
As festas de Santo Antônio, São João e São Pedro, embora um pouco esquecidas nas grandes cidades do sul do Brasil, ainda guardam o gosto do quentão e da pipoca nas cidades do interior e até mesmo nas capitais do norte e do nordeste do nosso país.
Nesses lugares, o povo ainda sai às ruas, bota fogo nas suas fogueiras, canta a ciranda, dança a quadrilha e a garotada tenta subir no pau-de-sebo para apanhar alguma prenda.
Com isso, muita coisa da velha tradição junina que nos foi trazida pelos colonizadores portugueses está sendo preservada. Até quando? Não se sabe bem.
À medida que as cidades vão-se industrializando e as suas áreas livres se reduzindo, os festejos juninos, que exigem largos espaços e um contato maior com a natureza, deixam de ser celebrados como o eram nas suas origens. A fogueira, transformada no próprio símbolo da festa, ficou aos poucos restrita aos lugares afastados e de pequeno movimento; os balões, mensageiros que levavam aos santos homenageados os pedidos dos devotos, hoje trazem perigo às indústrias, às casas e às reservas florestais
5-De acordo com o texto, os problemas que ameaçam as festas juninas são
(A) a redução das áreas livres e o avanço tecnológico.
(B) a industrialização das cidades e o avanço tecnológico.
(C) a industrialização das cidades e a diminuição das áreas livres.
(D) as superstições do povo e o aumento da diversidade musical.
Soluções para a tarefa
Respondido por
17
Resposta:
A resposta correta é a letra C)
Explicação:
O avanço tecnológico não prejudica as festas juninas na realidade não tem nada haver com a celebração muito menos as superstições e o aumento da diversidade musical
Perguntas interessantes
Geografia,
7 meses atrás
Física,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Filosofia,
9 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás