O Balanço do Setor Público Nacional (BSPN) apresenta as contas consolidadas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, incluindo também o Ministério Público e a Defensoria Pública, e contempla as esferas Federal, Estadual, Distrital e Municipal. O BSPN é um instrumento de transparência da gestão fiscal, previsto na LRF, que consolida e amplia a transparência das contas do setor público nacional. O documento é elaborado pela Secretaria do Tesouro Nacional com o uso de quadros e textos explicativos para facilitar a compreensão dos dados. A estrutura do BSPN é composta por três grandes partes: i) parte geral; ii) informações patrimoniais; e iii) informações orçamentárias. A parte geral contempla os aspectos normativos e legais relacionados à publicação, seus objetivos, abrangência e competência para elaboração. As informações patrimoniais, compostas por demonstrativos contábeis elaborados em conformidade com o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), reflete os efeitos econômicos da gestão no patrimônio público, além de evidenciar, qualitativa e quantitativamente, a situação patrimonial da entidade. Por sua vez, as informações orçamentárias guardam relação com a previsão e execução do orçamento público, bem como a categorização das despesas conforme sua função. Entre as demonstrações contábeis, por meio do BSPN, podemos visualizar o Balanço Patrimonial Consolidado. Imagine se reuníssemos todas as empresas da administração direta e em indireta em uma única empresa para visualizá-las um único balanço patrimonial. É isso que o BSPN faz. Ele demonstra um balanço patrimonial do Brasil em relação as entidades públicas unificadas. Você pode encontrar esse balanço no anexo deste fórum ou ver a documentação completa por meio do link acima. Diante das informações apresentadas, visualize o Balanço Patrimonial Consolidado (2018) do BSPN e com base no seu conhecimento, comente sobre a situação patrimonial no que tange ao Passivo e Patrimônio Líquido (PL). Você pode comentar sobre o que mais chama lhe atenção entre os itens patrimoniais de Passivo e PL. Justifique seu comentário e proponha possíveis caminhos para a redução das obrigações exigíveis. Compartilhe seu entendimento sobre o assunto.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Balanço Patrimonial consiste em uma ferramenta da administração e da contabilidade ao qual envolve contas que se encontram discriminadas no ativo, no passivo ou no patrimônio líquido.
São exemplos de ativos: bancos conta movimento, estoques de mercadoria e caixa.
São exemplos de passivos: impostos a escolher e duplicatas a pagar. São exemplos de patrimônios líquidos: reserva de lucros e capital social.
Resposta:
Bem é muito complexo você pegar um balaço desta magnitude, por ser um balanço com muitas informações e explica-lo. Ao visualizar o mesmo, o que me chamou atenção foi o RESULTADO ACUMULADOS em (vermelho) isto significa negativo, que esta no PATRIMÔNIO LIQUIDO (PL) . Este acumulo negativo vem desde 2015, a causa deste resultado negativo é porque o estado e municípios vem apresentado déficit em seu RESULTADOS ACUMULADOS e por este motivo ocasionou a inversão do saldo do PATRIMÔNIO LIQUIDO no BALANÇO PATRIMONIAL consolidado. Observaram-se bem em 2018 o patrimônio liquido do setor publico teve um redução (aumento de déficit) de mais ou menos 7,8% e relação ao ano anterior. Assim o saldo Negativo deve-se ao aumento do déficit acumulado dos estados que teve um aumento de 25,4% traduzindo isto em moeda corrente do pais chega aos R$ 600,993 bilhões, a frente de 2017 que era de R$ 448,1 Bilhões. Já os Municípios veio apresentando superávit neste período. Este fenômeno pode ser decorrência das adoções previsto no PIPCP, que se caracteriza por tais procedimentos como, por exemplo, o ajuste do valor dos bens móveis e imóveis pelo registro inicial da depreciação acumulada e o registro de passivo por competência. Em decorrência disso alguns municípios não se adequaram a implantação de alguns procedimentos já exigida pela união dos estados. Cabe destacar que a existência de patrimônio liquido negativo não é, necessariamente, reflexo de má gestão ou de indicativo de problema fiscais. O setor publico não tem como objetivo a obtenção de lucro e sim a prestação de serviço a população, que se mostra ao contrario do setor privado. Este saldo negativo que vem de anos anterior e difícil de nós termo uma solução, mas acho eu que se tivermos pessoas responsáveis no governo e pararem de roubar, extinguir a corrupção que iria começar resolver e também cortar o gasto e privilégios exorbitantes que temos na classe de nossos governantes do nosso país.
Explicação: