Português, perguntado por Junior1Pessoa, 6 meses atrás

 O balanço da Bossa Condicionada fundamentalmente pelos veículos de massa, que a coagem a respeitar o "código" de convenções do ouvinte, a música popular não apresenta, senão em grau atenuado, o contraditório entre informação e redundância, produção e consumo. Desse modo, ela se encaminha para o que Umberto Eco denomina de música "gastronômica”: um produto industrial que não persegue nenhum objetivo artístico, mas, ao contrário, tende a satisfazer as exigências do mercado, e que tem, como característica principal, não acrescentar nada de novo, redizendo sempre aquilo que o auditório já sabe e espera ansiosamente ver repetido. Em suma: o servilismo ao "código" apriorístico - assegurando a comunicação imediata com o público - é o critério básico de sua confecção. "A mesma praça. O mesmo banco. As mesmas flores, o mesmo jardim". O mesmismo. Todo mundo fica satisfeito. O público. A TV. Os anunciantes. As casas de disco. A crítica. E, obviamente, o autor.  Alguns ganham com isso (financeiramente falando). Só o ouvinte-receptor não"ganha" nada. Seu repertório de informações permanece, mesmissimamente, o mesmo. Mas nem tudo é redundância na música popular. É possível discernir mesmo no seu percurso momentos de rebeldia contra a estandardização e o consumismo. Assim foi com o Jazz Moderno e a Bossa-Nova.

                                                                     (Augusto de Campos. O Balanço da Bossa).

1.  No primeiro período do texto, observamos uma relação de:

a)  causa e efeito.                   
c) condição e fim.           
e) causa e concessão.
b)  efeito e fim.                                  d) consequência e condição

Soluções para a tarefa

Respondido por br6303027
1

Olá! A resposta correta opção a).

Espero ter lhe ajudado!

Anexos:

Junior1Pessoa: de onde seria esse gabarito? Será se vale para a minha atividade que estou resolvendo?
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