História, perguntado por caiosa328, 7 meses atrás

- O Baixo Império foi um período de mudanças políticas, econômicas, sociais e militares. Identifique essas mudanças e explique porque elas contribuíram para a crise do Império.

Soluções para a tarefa

Respondido por martinkoliveira
1

O Baixo Império (305-476 d. C.) foi uma divisão do Império Romano, que veio após o fim do Alto Império (27 a.C. - 305 d.C.).

O Baixo Império foi um momento de intenso colapso nas esferas política, social e econômica do Império Romano, além da crise militar.

Esse período teve início com a indignação da classe militar frente à proteção das fronteiras por parte do Império e mantimento do controle da população ao contrário de obter mais conquistas territoriais, pois através delas, os soldados de Roma conseguiam lucrar por meio de saques à população atacada. Foi a revolta dos militares que iniciou o Baixo Império.

Com as fronteiras frágeis, os povos bárbaros invadiram os territórios romanos, aumentando assim a instabilidade social e econômica.

O comércio se afundou em crise terrível, devido à falta de mão de obra escrava e à baixa produtividade agrícola. Com tudo isso, gerou-se o desabastecimento e, por consequência, um baixo recolhimento de tributos.

O exército, não tendo como realizar a manutenção, entrou em crise. Em frente a todos esses problemas, houve então o processo de ruralização, onde as pessoas abandonaram as cidades romanas e foram para as regiões rurais à procura de se alimentar e se proteger.

Veja mais sobre o Império Romano em:

https://brainly.com.br/tarefa/9188601

Anexos:
Perguntas interessantes