Administração, perguntado por silvaroger2004, 1 ano atrás

O aviso poderá ser trabalhado ou indenizado. No primeiro caso, o empregado cumpre o período prestando serviços na empresa; enquanto que, no segundo, recebe em dinheiro o valor correspondente ao aviso. Quem decide se o aviso será trabalhado ou indenizado é a pessoa que a concede, ou seja, o empregador na hipótese de dispensa sem justa causa, e o empregado na hipótese de pedido de demissão.

Soluções para a tarefa

Respondido por kacauchan
63
Olá!!

Aqui está o restante da questão:

Com base no texto, analise as seguintes afirmativas:

I- O período de aviso prévio de 30 dias será acrescido de três dias por ano de serviço trabalhado na mesma empresa até o máximo de 60 dias, perfazendo um total de até 90 dias.

II - O aviso prévio será concedido na proporção de 60 (sessenta) dias aos empregados que contem até 1 (um) ano de serviço na mesma empresa.

III - Inexiste na lei critério de proporcionalidade entre o tempo de serviço prestado e o período de aviso prévio em nosso ordenamento jurídico.

IV - O aviso prévio será concedido no prazo máximo de oitenta dias, conforme a situação de cada trabalhado.

Agora, assinale a alternativa correta:

a. As afirmativas I, II e III estão corretas. b. A afirmativa I está correta. c. As afirmativas I, II, III e IV estão corretas. d. A afirmativa III está correta. e. A afirmativa IV está correta.


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------


A resposta verdadeira é a de letra b. A afirmativa I está correta.

Bom, primeiramente seria interessante ressaltar que toda essa informação sobre relações de trabalho estão dispostas e são regidas pela CLT, sigla de Consolidação das Leis do Trabalho, e as penas para quem não as cumpre são bem severas, tanto para o trabalhador como para o empregador.

Assim segundo as Leis Trabalhistas se um colaborador recebe um Aviso Prévio sendo que não foi por justa causa, o mesmo terá direito a todos os benefícios, como saque do saldo do FGTS e o Seguro Desemprego. O tempo de cumprimente é de 30 dias, podendo ser prorrogado, mas ainda assim existe um limite de 90 dias que não pode ser ultrapassado.


Espero ter ajudado! Bons Estudos!

josecidmolinajr: CORRETO - AFIRMATIVA I ESTA CORRETA
rosischubert: somente a afirmativa I esta correta - CORRETA
Respondido por marluzahendges
10

Resposta:

correta... corrigida pelo AVA

Explicação:

No que diz respeito a Lei trabalhista em relação ao aviso prévio, temos que este será para ao trabalhador, cuja dispensa não foi dada por justa causa, e deverá respeitar o valor dos últimos salários para a base de seu pagamento.

Além disso, ao cumprir o aviso prévio este ocorrerá no prazo de 30 dias, caso trabalhador esteja na empresa, por até um ano, e para cada ano trabalhado será acrescentado 3 dias, e a quantidade total de dias não pode ser superior a 90 dias.

Perguntas interessantes