O avião alemão Fokker AIII, utilizado na Primeira Guerra Mundial, foi a primeira aeronave a ser equipada com uma engrenagem de sincronização que era segura: o sincronizador Fokker Stangensteuerung, juntamente com uma metralhadora MG14. O sincronizador permitia que a MG14 atirasse através dos espaços entre as hélices do avião em movimento, sem que estas fossem atingidas.
A figura a seguir representa, de forma simplificada, o princípio em que se baseava o sincronizador Fokker. Uma arma dispara 30 projéteis por minuto e atinge o disco giratório sempre no mesmo ponto: um orifício de raio conveniente para que o projétil o atravesse. A distância entre o disco e a arma pode ser desprezada.
A velocidade angular mínima de giro do disco, em rad/s, para que o dispositivo funcione corretamente, é de
a) \frac{1}{30}.
b) 30.
c) \frac{\pi}{15}.
d) \pi.
e) 60\pi.
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra D
Explicação passo-a-passo:
tmj
A velocidade angular do orifício deverá ser de π rad/s, o que torna correta a alternativa d).
Essa questão trata sobre a velocidade angular.
O que é a velocidade angular?
A velocidade angular é uma grandeza relacionada a movimentos circulares, e indica o ângulo percorrido por um ponto em um determinado intervalo de tempo. Uma volta completa em um círculo possui um ângulo de 2π radianos.
Com isso, foi informado que o ponto do orifício do projétil deve rotacionar a uma velocidade que seja possível disparar 30 projéteis por minuto.
Portanto, como 1 minuto possui 60 segundos, é necessário que o ponto rotacione a uma velocidade de 30 rotações em 60 segundos.
Assim, como uma rotação equivale a 2π radianos, a velocidade angular do orifício deverá ser de 2π x 30/60 = 2π/2 = π radianos/segundo, o que torna correta a alternativa d).
Para aprender mais sobre velocidade angular, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/22142367