História, perguntado por Kéziaalves1, 11 meses atrás

o avanço imperialista foi marcado pela partilha da África e pela ocupação de grandes territórios asiáticos pelas potências européias. explique como ocorreu esse processo, destacando o papel da conferência de Berlim e o modo como se deu a ocupação da Índia e da China.

Soluções para a tarefa

Respondido por MorenaahErc
263
Desde o século XVI , os europeus estabeleceram feitorias em pontos esparsos das costas do continente africano. A partilha da África em colônias dos países imperialistas europeus só se consumou plenamente no final do século XIX. Em 1876 o rei Leopoldo II da Bélgica se tornou o precursor desse processo ao se apossar da região do Congo. Em 1885 a conferencia de Berlim oficializou esse dominio do congo e consumou a divisão do continente africano entre as potências imperialistas europeias: Inglaterra França Alemanha e Itália. O processo de independencia das colônias africanas só viria a ocorrer DPS de 1945 com o fim da segunda guerra mundial
Respondido por makmorales
71

O papel da Conferência de Berlim foi de grande influência sobre o modo como se deu a ocupação da Índia e da China, pois nela discutiu-se o início do processo de neocolonialismo e imperialismo europeu no mundo.

A Conferência de Berlim realizada entre os anos de 1884  e 1885 determinou  a Partilha da África, o primeiro passo do avanço e invasão das potências europeias no mundo contemporâneo.

Os ingleses foram os principais responsáveis pela ocupação da Índia e da China, disputando e vencendo as chamadas Guerras do Ópio durante o século XIX e intensificando sua presença na Ásia.

Para mais sobre o tema:

https://brainly.com.br/tarefa/2077663

Anexos:
Perguntas interessantes