O autor Gomes (2015) apresentou as classificações dos direitos humanos no intuito de facilitar sua visualização história de conquista desses direitos. Estas classificações foram: A primeira geração dos direitos humanos – Direitos Individuais ou Civis e Direitos Políticos, a segunda geração – Direitos Sociais, Econômicos e Trabalhistas, a terceira geração – Direitos coletivos, difusos e Individuais Homogêneos e outras gerações – Direitos à democracia, ao pluralismo, ao acesso a informações e à globalização democrática. Todavia, apesar da importância desses conceitos e da evolução histórica de acesso a esses direitos o autor destaca que o conceito de gerações de direitos humanos traz equívocos que devem ser considerados sendo eles, exceto:
Escolha uma:
a. Outro problema derivado do uso do termo gerações é a ilusão de que há uma história universal dos direitos humanos, o que nos remete novamente a crítica a história ocidentalista de evolução e conquista destes direitos.
b. O termo gerações sugere uma ideia de sucessão e isso pode dar uma falsa noção de que os direitos humanos de um geração não continua existindo na geração seguinte. Portanto, é importante deixar claro que a cada nova geração acontecia a ampliação odo quantitativo do rol de direitos humanos e não sua substituição.
c. Mais um problema referente ao termo geração de direitos humanos diz respeito ao conflito dessa sucessão de direitos com os princípios fundamentais dos direitos humanos, sendo eles: universalidade, imprescritibilidade, inalienabilidade, irrenunciabilidade, indivisibilidade e interdependência.
d. Outra ideia falsa é a que o uso do termo gerações de direitos humanos pode levar a suposição de que seja possível abordar direitos humanos de forma fragmentada
Soluções para a tarefa
Resposta:
A resposta correta é: Mais um problema referente ao termo geração de direitos humanos diz respeito ao conflito dessa sucessão de direitos com os princípios fundamentais dos direitos humanos, sendo eles: universalidade, imprescritibilidade, inalienabilidade, irrenunciabilidade, indivisibilidade e interdependência..
Explicação:
A assertiva que não traz uma verdade sobre a evolução histórica e classificação dos Direitos Humanos: a. Outro problema derivado do uso do termo gerações é a ilusão de que há uma história universal dos direitos humanos, o que nos remete novamente a crítica a história ocidentalista de evolução e conquista destes direitos.
De fato há uma evolução histórica dos Direitos Humanos, e a cada geração que passa a outra não fica para trás, os direitos a geração passada são incorporados à nova geração, e soma-se assim novos direitos. Por isso, os direitos das gerações não são fragmentados, mas sim uns incorporados aos outros.