O autor explica a adição de flúor na água. Porque se faz isso?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Sim, pois esse sal mineral, o flúor ajuda na formação dos dentes e na proteção contra cáries.
Ele é encontrado em pouquíssimas quantidades nos alimentos e devido a isso as estações de água adicionam flúor à água tratada para reforçar e tenta evitar o aparecimento de cáries na população.
O que é necessário para ser mais segura?
A desinfecção química é outra forma bastante eficaz de eliminar as bactérias da água e torná-la potável, diminuindo riscos para a saúde. As principais formas são: Hipoclorito de sódio/água sanitária: o hipoclorito é ótimo para desinfectar a água, tornando-a segura para beber, e é facilmente encontrado na água sanitária sem aroma, que contém entre 2 e 2,5% de hipoclorito de sódio. Deve-se usar apenas 2 gotas para purificar 1 litro de água, e deixar agir por 15 a 30 minutos antes de beber; Hidrosteril: é um produto que pode ser usado em alternativa ao hipoclorito de sódio e que foi desenvolvido para eliminar bactérias da água e dos alimentos, podendo ser encontrado em alguns supermercados. Para tornar a água boa para beber, devem ser colocadas 2 gotas do produto em 1 litro de água, e esperar agir por 15 minutos. Pastilhas: são práticas para purificação de água, pois são fáceis de carregar em bolsas ou mochilas, e basta acrescentar 1 tablete em 1 litro de água e esperar agir por 15 a 30 minutos. Alguns exemplos mais encontrados são o Clor-in ou Aquatabs. Iodo: é facilmente encontrado em farmácias, e é uma outra opção para desinfectar a água, sendo necessário, também, 2 gotas para cada litro de água, e deixar agir por 20 a 30 minutos. Seu uso não é indicado para mulheres grávidas, pessoas com doenças da tireoide ou que usem medicamentos à base de lítio, pois pode ser prejudicial, nestes casos. Os métodos para desinfectar ou eliminar bactérias, apesar de serem úteis para deixar a água potável não eliminam certas impurezas, como metais pesados ou chumbo, e, por isto, devem ser usados apenas quando não houver filtros ou purificadores disponíveis. 3. Fervura Como tornar a água boa.
Além dos outros métodos,como:Filtração, purificação, desinfecção e fervura, existem, ainda, outras alternativas para retirada de impurezas da água, como:
Exposição solar da água, em uma garrafa PET ou recipiente de plástico, e deixar por 6 horas debaixo de sol. Este método é mais indicado quando a água não se apresenta visivelmente suja;
Decantação consiste em deixar a água parada em um recipiente por muitas horas, o que permite que a sujeira mais pesada se deposite no fundo. Quanto mais tempo parada, maior será a limpeza.
Filtro caseiro, que é possível fazer com o uso de uma garrafa pet, lã acrílica, cascalho fino, carvão ativado, areia e cascalho grosso. Deve-se intercalar uma camada de lã acrílica com os outros ingredientes, na ordem citada. Em seguida, basta matar as bactérias com algum dos métodos de desinfecção.
Mesmo assim, a Associação Americana Odontológica considera a fluoretação de água “uma das medidas de saúde pública mais seguras, benéficas e econômicas para a prevenção, controle e, em alguns casos, reversão da cárie dentária “.
Resposta:
O flúor trabalha nos processos de desmineralização e remineralização que ocorrem naturalmente na boca. Além disso, possui efeito antienzimático e antimicrobiano, eliminando algumas bactérias e impedindo a multiplicação das mesmas. A adição de flúor na água potável reduz as possibilidades de cáries graves nos dentes dos bebês . Isso segundo relato de pesquisadores da Nova Zelândia. Embora a pasta de dente fluoretada esteja amplamente disponível, a adição de flúor na água continua a mostrar um benefício na redução de cáries.
espero ter ajudado, bons estudos ^^
Bota como melhor resposta por favor? Desde já agradeço ^^