Química, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

O aumento da temperatura de ebulição de um solvente é calculado a partir da expressão
Δt = K . W são o aumento de temperatura de ebulição, a constante ebuliométrica e a molalidade da solução, respectivamente. Analise os casos das soluções aquosas dadas abaixo e assinale a alternativa em que o aumento da temperatura de ebulição de solvente NÃO obedece à relação citada acima. Dados : PM(etanol) = 46 g/mol , PM(glicose) = 180 g/mol , PM(sacarose) = 344 g/mol.
a) 100 mL de 1 molal de sacarose
b) 50 mL de 1 molal de etanol
c) 50 mL de 2 molal de sacarose
d) 50 mL de 2 molal de glicose
e) 100 mL de 1 molal de glicose

Soluções para a tarefa

Respondido por FlavioJunyor
1
A fórmula ΔT=K.W é utilizado apenas para soluções em que o soluto é uma substância não-volátil e não-iônica.
Para substâncias iônicas deve-se saber o grau de dissociação (ou ionização) da substância e utilizar a fórmula ΔT=K.W.i ,  onde o "i" é calculado por: i=1+ α.(q-1), em que α é o grau de dissociação/ionização (em fração) e q é a quantidade de partículas liberadas por molécula de soluto.
Para misturas de soluções com soluto volátil (em geral soluções líquido-líquido), deve-se calcular através de modelos termodinâmicos adequados a natureza das substâncias envolvidas (o que é um pouco mais complexo).

No exercício em questão, nas alternativas temos glicose, sacarose e etanol.
Glicose e sacarose sã compostos não-voláteis e não-iônicos, então obedecem a relação dada.
Etanol é uma substância não iônica, mas volátil, e que tende a abaixar a temperatura de ebulição da solução, visto que ele tem menor temperatura de ebulição do que a água (foram inclusive um azeótropo com a água em cera proporção). Então ele não obedece a relação dada.
Alternativa correta: Letra B.

Espero ter ajudado =)

Usuário anônimo: vlw , agora entendi a questão
Perguntas interessantes