ENEM, perguntado por Wanderleiamama4699, 1 ano atrás

O aumento da população de animais inseridos no convívio familiar e a conscientização de médicosveterinários quanto à prática da perícia veterinária se refletem no aumento da demanda pela patologiaforense. Quando ocorre um crime que envolve animais, a leitura de um laudo produzido por um peritoorienta o raciocínio do juiz e contribui para a formação de sua convicção.Considerando esse assunto, as bases da patologia veterinária forense e os elementos necessários à elaboraçãode um laudo pericial adequado, avalie as afirmações a seguir.I. A preservação do cadáver do animal para realização do laudo deverá ser feita por meio do congelamento,para que não ocorram alterações macroscópicas e microscópicas do cadáver.II. Em casos de necropsia cosmética do cadáver do animal, deve-se, antes de devolvê-lo ao tutor emediante a autorização deste, coletar o encéfalo, reconstituindo-se o crânio e suturando-se a pelenormalmente.III. As fotografias das lesões do cadáver do animal devem ser incluídas no laudo pericial em forma deanexo; quando o relatório apresenta a descrição minuciosa das lesões, a anexação das fotografiasé opcional.IV. Nas técnicas de necropsia realizadas para preenchimento de laudo pericial são incluídos detalhes arespeito do ambiente em que o cadáver do animal foi encontrado, seu posicionamento, a presençade objetos e a fauna post-mortem, diferentemente das técnicas incluídas em laudos de examenecroscópico normal, em que esses elementos são dispensáveis.V. Um laudo pericial deve conter, no mínimo, os seguintes itens: preâmbulo, objetivo do exame, objetodo exame, exames, análises complementares, considerações complementares, conclusão técnica,encerramento processual e anexos.É correto apenas o que se afirma emA I, II e III.B I, II e IV.C I, III e V.D II, IV e V.E III, IV e V

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por guilhermesilvar
1

A resposta correta é a letra D, que aponta que II. Em casos de necropsia cosmética do cadáver do animal, deve-se, antes de devolvê-lo ao tutor e mediante a autorização deste, coletar o encéfalo, reconstituindo-se o crânio e suturando-se a pele normalmente. IV. Nas técnicas de necropsia realizadas para preenchimento de laudo pericial são incluídos detalhes a respeito do ambiente em que o cadáver do animal foi encontrado, seu posicionamento, a presença de objetos e a fauna post-mortem, diferentemente das técnicas incluídas em laudos de exame necroscópico normal, em que esses elementos são dispensáveis. V. Um laudo pericial deve conter, no mínimo, os seguintes itens: preâmbulo, objetivo do exame, objeto do exame, exames, análises complementares, considerações complementares, conclusão técnica,encerramento processual e anexos, são as afirmativas corretas.

A adoção de animais como seres presente no convívio familiar, desperta uma preocupação de se ter uma área da medicina veterinária, que possa medicar e acompanhar esse animal, é com isso analisar alterações que podem levar a morte desse animal.

Outro ponto é o uso de medicamentos para animais de estimação, que  assim como para humanos tem a capacidade de realizar a seleção de microorganismo de forma a ter uma geração de indivíduos resistente ao principio ativo do medicamento utilizado.

Perguntas interessantes