O atual modelo de estrutura da membrana plasmática celular é conhecido por modelo do mosaico fluido, proposto em 1972 pelos pesquisadores Singer e Nicholson. Como todo conhecimento em ciência, esse modelo foi proposto a partir de conhecimentos prévios. Um importante marco nessa construção foi o experimento descrito a seguir. Hemácias humanas, que só possuem membrana plasmática (não há membranas internas) foram lisadas (rompidas) em solução de detergente, e os lipídios foram cuidadosamente dispersos na superfície da água. Foi então medida a área ocupada por esses lipídios na superfície da água e ficou constatado que ela correspondia ao dobro do valor da superfície das hemácias. a) Que conclusão foi possível depreender desse experimento, com relação à estrutura das membranas celulares? b) Baseado em que informação foi possível chegar a essa conclusão?
#UFPR
#VESTIBULAR
Soluções para a tarefa
Respondido por
83
a) A principal conclusão referente a estes experimentos, foi a partir da visualização da membrana celular, compreendida por elementos que se encontravam justapostos, em referência aos fosfolipídeos e colesterol.
b) A referência aos lipídeos, na visualização, mostra a existência de uma bicamada no experimento realizado nas hemácias, sugerindo sua importância no processo de seleção de moléculas que adentram as células.
Perguntas interessantes