O atual conflito de interesses, no Estado de Mato Grosso do Sul, entre povos indígenas de etnia guarani-kaiowá e fazendeiros da região, decorre, dentre outros fatores, :
A- do caráter numericamente inexpressivo da população indígena local, por esse motivo considerada desprezível pelos grandes proprietários das fazendas da região.
B- da rápida assimilação cultural vivida pelas etnias indígenas do Brasil, fazendo-as viver dentro dos padrões e valores comuns às populações das áreas urbanas.
C- do papel da educação no processo de transformação do indígena em um homem do campo igual aos demais habitantes da área rural, abandonando suas tradições e sua cultura.
D- da incompatibilidade de interesses entre os que controlam empresas de agronegócio e os que defendem a garantia da posse da terra pelos povos indígenas, protegidos pela legislação brasileira.
E- da utilização dos grupos indígenas como mão de obra barata e fácil de ser manipulada por empresários do agronegócio e das indústrias estaduais.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Olá!
A alternativa D) é a correta.
Um desses motivos é a assimilação da cultura, valores e padrões comuns as populações urbanas, obviamente não a um nível expressivo, mas há essa assimilação.
O principal motivo é o conflito de interesses entre os proprietários de terras na região e os defensores da garantia da posse de terra para esses povo indígenas que já sofreram muito e que merecem ter a terra de seus ancestrais em suas mãos.
Perguntas interessantes