O atual cenário de constante evolução e mudanças exige a adaptação das organizações e a percepção de que o capital humano é o seu maior patrimônio. As empresas são levadas a buscar a renovação de suas competências e conhecimentos. O capital humano, ou seja, o conjunto dos conhecimentos, habilidades e as atitudes dos funcionários, passa então a ser reconhecido como o principal valor da empresa, ou ainda, como um importante diferencial competitivo em relação à concorrência mercadológica. Nesse cenário, a área de Recursos Humanos ganha uma nova dimensão. Deixa de desempenhar uma função meramente operacional e passa a ter uma dimensão estratégica para a empresa. De acordo com essa visão, a captação e seleção de talentos é apenas a primeira etapa de uma estratégia mais ampla de gestão de talentos, que é responsabilidade do departamento de Recursos Humanos.
Considerando este novo contexto da gestão de Recursos Humanos, responda:
a)O que diferencia a captação e seleção de talentos de um processo comum de Recrutamento e Seleção?
b)Quais as condições que devem ser mantidas pela organização para a retenção desses talentos?
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
a) A captação e seleção de talentos de um processo é diferenciada quando a empresa dispõe de profissionais de RH capazes de saber ouvir, saber falar e entender melhor os perfis (com habilidades e competências) dos candidatos aos cargos vagos.
b) No que diz respeito ao banco de talentos, podemos compreender que a geração de estímulos - financeiros, sociais, motivacionais - é fundamental para aqueles profissionais que estão a espera de uma oportunidade de trabalho.
Espero ter contribuído!
Perguntas interessantes