O Ateneu
Já me era lícito julgar iniciado na convivência intima da escola. Chamado por Mânlio a provas, consegui agradar, conquistando uma aura que me devia por algum tempo favorecer. Encontrei o Barbalho. Tinha a face marcada pelas minhas unhas; evitou-me. No recreio cometi a injustiça de ir deixando o Rebelo. Também o amável camarada tinha na boca um mau cheiro que lhe prejudicava a pureza dos conselhos; demais, falava prendendo a gente com dedos de torquês e soltando os aforismos a queima-roupa. Por seu lado o venerando colega correspondeu ao movimento massando-se comigo, e amuando. Durante as aulas, em que nos sentávamos perto um do outro, absorvia-se em sua desesperada atenção e era como se estivesse a muitas milhas. Se, todavia, por imprescindível necessidade tinha de me falar, então, dirigia-me a palavra com a habitual afabilidade de jovem cura.
Estava aclimado, mas eu me aclimara pelo desalento, como um encarcerado no seu cárcere.
Depois que sacudi fora a tranca dos ideais ingênuos, sentia-me vazio de animo; nunca percebi tanto a espiritualidade imponderável da alma: o vácuo habitava-me dentro. Premia-me a força das coisas; senti-me acovardado. Perdeu-se a lição viril de Rebelo: prescindir de protetores. Eu desejei um protetor, alguém que me valesse, naquele meio hostil e desconhecido, e um valimento direto mais forte do que palavras.
1. Que observação contida no primeiro parágrafo nos permite julgar hostil o ambiente do Ateneu?
2. Em que trecho o narrador declara que a sua ambientação no Ateneu se deveu ao fato de não ter outra opção?
3. Que mudança ocorre na personalidade do narrador ao conviver em um ambiente que ele considerava degradante, imoral?
4. Por que Sergio desejava alguém que o protegesse?
5. O Texto apresenta característica do Naturalismo ou Realismo? Explique.
Soluções para a tarefa
Respondido por
11
1 O hostil ambiente do Ateneu pode ser assim considerado que era difícil manter amizades genuínas, o sistema era rígido e havia muitos conflitos entre os alunos.
2. A ambientação no Ateneu de não ter outra opção é declarada no trecho: como um encarcerado no seu cárcere.
3. A mundana que ocorre na personalidade do autor é que, aos poucos, ele vai se acostumando e absorvendo o modo de vida do Ateneu.
4. Sérgio desejava que alguém o protegesse porque se sentia inseguro e frágil.
5. Sim, o texto apresenta característica do Realismo, pois retrata como aconteciam as dinâmicas sociais naquela época, ainda mais em um ambiente reservado como o Ateneu.
Abraços!
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Biologia,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Português,
11 meses atrás
Biologia,
11 meses atrás