O ataque japonês a base norte-americana de Pearl Harbor, fez com que os Estados Unidos entrassem na Segunda Guerra Mundial, declarando guerra contra o Japão e, posteriormente, contra os demais países integrantes do Eixo. O principal motivo que levou o Japão a atacar a base norte-americana, foi (A) o fato de os Estados Unidos representarem um obstáculo para o expansionismo japonês no Pacífico. (B) a tentativa japonesa de derrotar os Estados Unidos em 1941, evitando o conflito direto entre as tropas norte-americanas e as tropas japonesas. (C) a entrada dos Estados Unidos na guerra, declarando apoio aos países do Eixo, o que gerou descontentamento por parte dos japoneses. (D) a prisão de nipo-americanos por parte do exército dos Estados Unidos, ocorrida anteriormente ao ataque em Pearl Harbor.
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra a
Explicação:
Por que o Japão atacou os americanos? Os Estados Unidos representavam um obstáculo para a expansão japonesa no Oceano Pacífico. Por isso, os militares japoneses decidiram atacar Pearl Harbour, que era a principal base naval norte-americana no Pacífico
Resposta: Minha atividade foi corrigida e está exata!!!
A) o fato de os Estados Unidos representarem um obstáculo para o expansionismo japonês no Pacífico.
Explicação:
Os japoneses viam a presença estadunidense no Pacífico como um obstáculo à concretização dos seus planos de expansão territorial (gabarito A). A alternativa B está incorreta, porque o ataque japonês não evitou o embate direto entre as tropas japonesas e norte-americanas. Alternativa C está incorreta, porque o apoio dos Estados Unidos veio com a entrada do país na guerra, ao lado dos Aliados. Alternativa D está incorreta, a prisão de nipo-americanos ocorreu após o ataque a Pear Harbor, motivada por um misto de preconceito, receio e medo, o que levou a formação de Campos de concentração nos Estados Unidos.