O aspecto mais destacado do congelamento é a mudança de estado, de líquido para sólido, que sofre uma parte da água presente nos alimentos. Isso permite a conservação por longos períodos. Na cristalização ou formação da fase sólida organizada a partir de uma solução ocorre o crescimento de cristais. Contudo, a formação de cristais de gelo é uma das principais causas de certas modificações indesejáveis dos alimentos durante seu congelamento. A velocidade de crescimento dos cristais depende da velocidade de resfriamento do alimento.
Grandes cristais de gelo num alimento congelado são indesejáveis e podem surgir devido à aplicação de:
Escolha uma:
a. Congelamento lento e consequente manutenção da estrutura física.
b. Congelamento rápido e consequente perda da estrutura física.
c. Congelamento rápido e consequente manutenção da estrutura física.
d. Congelamento lento e consequente perda da estrutura física. Incorreto
e. Congelamento ultrarrápido e consequente perda da estrutura física.
Soluções para a tarefa
Respondido por
24
alternativa A pois em um congelamento rápido não há mudança de estrutura física já na lenta, o alimento pode iniciar uma perda de água antes do congelamento total
macherliane:
marquei essa opção e errei, agora so tem mais uma chense
Respondido por
15
Resposta:
O AVA está acatando a resposta da letra E. Porém está errado!
Explicação:Cristais de gelo são indesejáveis, certo? Qual o equipamento que usamos para evitar os cristais de gelo? O ultra congelador!
Com o ultra congelador, o congelamento acontece de forma tão rápida que não dá tempo para mudança na estrutura do alimento e consequentemente a formação dos cristais. Um exemplo é o uso de congelamento rápido em sorvetes ou gelatos. A industria investe pesado nesses ultra congeladores exatamente para garantir um produto sem cristais de gelo. A questão correta é a letra D: congelamento lento e consequente perda da estrutura física. PORÉM, O AVA ESTÁ ACATANDO RESPOSTA ERRADA.
Perguntas interessantes
Biologia,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás