Artes, perguntado por alexandreramos2, 1 ano atrás

O artista chinês contemporâneo Song Dong faz reflexões sociais e culturais acerca de seu país e do mundo por meio de suas obras. Em 2004, para a abertura da 26ª Bienal de São Paulo, ele produziu Eating the Word. Sobre o piso, construiu uma representação do mapa – mundi com doces de diversos tipos para serem consumidos pelos visitantes. A obra foi realizada com a participação do público, que, literalmente, a devorou em poucos minutos. Desde então, ele produziu versões dessa obra, com o nome Eating the City, em divesas cidades, recriando maquetes comestíveis feitas com bolo, pão, biscoitos, macarrão e outros alimentos. Uma delas, realizada em São Paulo em 2014, é retratada na imagem a seguir.

De acordo com Song Dong, “uma das razões para a expansão das cidades são os desejos dos homens; a rápida expansão da cidade é como uma boca que engole tudo ao seu redor”.

Fundação Bienal de São Paulo. Catálogo da 26ª Bienal de São Paulo – Território Livre. São Paulo: Fundação Bienal, 2004.

Dong, S. Eating the City. Instalação, 2014.

A partir das informações responda as perguntas abaixo:



Qual será o seu percurso?

Qual é a polêmica desta obra de arte?

Soluções para a tarefa

Respondido por kacauchan
11
Olá!!

Vamos as respostas:

1 - O percurso estaria relacionado ao método que utilizou para mostrar sua obra. Podemos perceber que esse processo foi bem diferente, pois não é comum ter contato com uma obra que você pode literalmente comê-la. Assim ele começou mostrando de uma forma mais global até ir diminuindo e mostrar cidades.

2 - A polêmica está relacionado com o fator do consumo desenfreado que os seres humanos possuem apenas com a finalidade de saciar os próprios desejos egoístas. Podemos analisar isso vendo o meio ambiente, já que o desmatamento e a exploração exacerbada causaram grandes impactos negativos no ecossistema, por causa do desejo de se expandir e lucrar.


Espero ter ajudado! Bons Estudos!
Perguntas interessantes