Português, perguntado por Loyyley, 1 ano atrás

O artigo é uma classe de palavras minúscula, mas tem uma importância maiúscula para a construção de sentidos. Basta dizer que a simples mudança de posição dessa palavra na frase pode virar pelo avesso o sentido produzido. É o que se nota na ocorrência que vem a seguir: I. Política é a arte de tornar possível o necessário. II. Política é a arte de tornar o possível necessário. Explique por que no enunciado I há uma definição da boa política e, no II, da política da malandragem, dos aproveitadores.

Soluções para a tarefa

Respondido por camyllegabriell
22
No enunciado No enunciado I, o artigo (o) antes da palavra necessário leva -nos a interpretá-la como substantivo, tomando-a como sinônimo de necessidade, coisa necessária. Por isso é nesse enunciado que se dá uma definição da boa política,que é a arte de fazer as coisas necessárias ficarem realizáveis, isto é, possíveis. No enunciado II, o artigo (o) antes de possível indica que esse é o substantivo e necessário é o adjetivo.

Possível: nesse contexto, é sinônimo de possibilidade, e a frase ganha o sentido oposto: é a arte da tapeação, isto é, de fazer a simples possibilidade impor -se como coisa necessária.
Respondido por Valentinamacc
2

Resposta:

Plurall

Explicação:

No enunciado I, o artigo (o) antes da palavra necessário leva-nos a interpretá-la como substantivo, tomando-a como sinônimo de necessidade, coisa necessária. Por isso, é nesse enunciado que se dá uma definição da boa política, que é a arte de fazer as coisas necessárias ficarem realizáveis, isto é, possíveis. No enunciado II, o artigo (o) antes de possível indica que esse é o substantivo e necessário é o adjetivo.

Possível, nesse contexto, é sinônimo de possibilidade, e a frase ganha o sentido oposto: é a arte da tapeação, isto é, de fazer a simples possibilidade impor-se como coisa necessária.

Perguntas interessantes