O Art. 32 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei nº 9.394/96, estabelece, mediante a redação da Lei nº 11.274/2006, que o Ensino Fundamental é uma etapa obrigatória, com duração de 9 (nove) anos, ofertado de forma gratuita nas escolas públicas. Acerca dessa legislação, assinale a alternativa que NÃO corresponde a algo que está previsto nessa lei: a) Inicia-se aos 6 (seis) anos de idade e possui como objetivo a formação básica do cidadão. b) O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo. c) A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade. d) O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores, torna-se de incumbência da família e não da escola. e) O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
Soluções para a tarefa
A alternativa A) é a correta.
Não é obrigatório que se inicie aos 6 anos, apesar de ser aconselhado isso, e o objetivo não é unicamente formar um cidadão, e sim garantir que o individuo tenha a capacidade de aprender e se desenvolver de forma satisfatória.
O texto da lei é algo lindo, mas na realidade é muito provável que ocorra o contrario.
A escola em si não é tão necessária, e prender as crianças nelas pode ser um problema, já que limita a capacidade delas de aprenderam coisas que realmente precisam e realmente querem.
Espero ter ajudado!
Resposta: LETRA D
Explicação:
Art. 32. O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante: (Redação dada pela Lei nº 11.274, de 2006)
I - o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
II - a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
III - o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores; (ESSA REPRESENTARIA A LETRA D, PORÉM A ALTERNATIVA TERMINA COM "torna-se de incumbência da família e não da escola" O QUE A TORNA ERRADA)
IV - o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.