O Art. 205 da Constituição Federal de 1988 ressalta a responsabilidade da Família, do Estado e da Sociedade em geral na promoção e incentivo da educação para todos, como condição para que ninguém fique de fora do processo de desenvolvimento do País. A educação, deve, ainda, promover o pleno desenvolvimento da pessoa, preparando-a para o mercado de trabalho e para a vida em sociedade, ou seja, para o exercício da cidadania.
LOPES, Mara Cecília Rafael. CORDEIRO, Suzi Maria Nunes. Políticas Educacionais e Organização da Educação Básica. Graduação – EAD, Unicesumar, 2020 (Adaptado).
De acordo com o expresso, analise os Estudos de Caso e comente a importância da Família para o acesso e permanência do aluno na escola. Você deve elaborar um texto argumentativo apresentando as possiveis soluções para as situações apontadas abaixo, utilizando o Art. 205 da Constituição Federal como aporte legal.
ESTUDO DO CASO 1 – EVASÃO ESCOLAR
A estudante Margarida tem 10 anos, está matriculada na escola “Felicidade", desde o 2º semestre de 2015, apresenta baixo rendimento escolar, também, devido às dificuldades para ouvir. No segundo bimestre de 2016, sua presença ficou abaixo do exigido por lei, a escola esclarece que a família não informa os motivos das faltas. Segundo informações de uma agente educacional que mora próxima à residência de Margarida, a menina sai pela manhã junto com a mãe e retorna a noite.
ESTUDO DE CASO 2 – TRABALHO INFANTIL
EdCarlos tem 11 anos, estudante do 6º ano do Ensino Fundamental, se destaca em todas as atividades propostas pela escola, seja dentro ou fora da sala de aula. No entanto, sua frequência é irregular. Os colegas contaram que quando falta é porque está auxiliando sua mãe na coleta de material reciclado. A mãe relatou a uma agente educacional que o menino não quer vir todos os dias para a escola, porque tem recebido apelidos ofensivos referentes à questão racial.
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
1. A mãe deve apresentar explicações sobre a ausência da filha no ambiente escolar.
Mesmo que Margarida apresente dificuldades de aprendizado, deve participar da escola.
O papel da família é levar a menina a um médico para compreender a dificuldade de audição, pois a estudante pode ter algum problema auditivo.
A partir disso, pode-se realizar um atendimento educacional especializado com a aluna.
2. O menino deve ir a escola, pois é importante para a sua formação, seja para a formação cidadã ou profissional.
De acordo com a mãe, o menino sofreu apelidos ofensivos na escola. Portanto é papel do professor e da equipe pedagógica também olhar com atenção essas questões.
O papel da mãe é levar seu filho a escola, pois não pode trabalhar.
Abraços!
Perguntas interessantes