História, perguntado por pacificomarcia, 1 ano atrás

o arraial de belo monte resumo

Soluções para a tarefa

Respondido por Phablojones
29

Em 1893, Antônio Conselheiro fundava Belo Monte. Em sua curta existência, o arraial deu abrigo a milhares de camponeses pobres e desvalidos que, expulsos da terra pelas secas e pelo latifúndio, buscavam melhores condições de subsistência e assistência espiritual. Foi quase de imediato considerado um perigo para a ordem estabelecida. Um século depois do sangrento massacre que destruiu Canudos, os historiadores José Rivair Macedo e Mário Maestri - preocupados com o resgate e a discussão das formas de participação popular na História do Brasil, - relatam os principais fatos ligados à liderança de Conselheiro, aos sertanejos, ao contexto histórico da guerra e ao modo pelo qual se deu a apropriação da memória do movimento conselheirista pela “história” oficial.


Respondido por EduardoPLopes
10

Arraial de Belo Monte é como os habitantes daquilo que conhecemos como "Arraial de Canudos" chamavam o seu povoado, que no seu auge e época foi a segunda maior cidade da Bahia em tamanho da população, atrás apenas de Salvador.

Foi uma experiência política no território brasileiro onde foi abolida a propriedade privada dos meios de produção (todos produziam em terras coletivas, dividindo os frutos do seu trabalho), a autoridade da República não era reconhecida e se praticou uma forma muito particular de Cristianismo, denunciada pela Igreja Católica como herética.

Foi liderada por Antônio Conselheiro e desafiava a autoridade e os interesses dos latifundiários locais, tendo sido violentamente destruída pelo exército na "Guerra" (na verdade, Massacre) de Canudos, entre 1896 e 1897.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/3046360

Anexos:
Perguntas interessantes