Química, perguntado por ronniejswift, 6 meses atrás

O armazenamento dos insumos e dos produtos manipulados em uma farmácia magistral é algo que merece a atenção do farmacêutico responsável pela farmácia. A organização e a identificação dentro de uma área ou sala de armazenamento garantem o cumprimento das Boas Práticas de Manipulação em Farmácia (BPMF). Dessa forma, responda:

Qual alternativa contém ações que demonstram que a farmácia está atendendo as Boas Práticas de Manipulação em Farmácia (BPMF)?


A.
A farmácia tem uma área restrita única para armazenar os insumos em quarentena e os aprovados.


B.
A farmácia tem uma área restrita e segura para armazenar insumos em quarentena.


C.
A farmácia tem uma área geral para armazenar todos os insumos aprovados, incluindo as substâncias sujeitas a controle especial.


D.
A farmácia tem uma área restrita, segura e única para produtos finalizados, sejam eles aprovados ou devolvidos.


E.
A farmácia tem uma área geral para armazenar todas as matérias-primas (líquidas, sólidas, inflamáveis e corrosivas).

Soluções para a tarefa

Respondido por ionara76pdkfjq
1

Resposta:

resposta B

Explicação:

A farmácia precisa ter uma área restrita e segura para armazenar insumos e produtos em quarentena, separada das demais (aprovado, reprovado, devolvido e vencido). Ou seja, a área de insumos/produtos em quarentena não pode ser a mesma em que são armazenados insumos/produtos aprovados. Essas separações devem ocorrer para evitar a troca de produtos na hora da dispensação ou de manipulação, o que pode acarretar risco à saúde do paciente.

A área de insumos/produtos aprovados deve ser separada também das áreas: reprovados, devolvidos e vencidos (RDC n.°67/2007).

As substâncias sujeitas a controle especial e os produtos que contêm essas substâncias precisam estar em outra área restrita e segura, diferente das demais substâncias, já que são substâncias com ação no sistema nervoso central e são capazes de causar dependência física ou psíquica, motivo pelo qual necessitam de um controle mais rígido do que o controle existente para as substâncias comuns.

O mesmo acontece para as substâncias inflamáveis, corrosivas, cáusticas e explosivas, que precisam estar em um ambiente seguro, longe de fontes de calor e de materiais que provoquem faísca. Ou seja, em uma área separada, normalmente, dentro de armário chamado "corta-fogo". Esse cuidado não é necessário para substâncias e produtos que não têm essas características.

Perguntas interessantes