O argumento filosófico é um elemento fundamental para compreender textos filosóficos e as conclusões que levaram vários pensadores e organizar seus pensamentos em relação à vida. Analise o argumento abaixo: I. A vaga de analista da Receita Federal é exclusiva para concursados com curso superior. II. Astolfo é analista da Receita Federal. III. Então, Astolfo é concursado e possui curso superior. Dentre as afirmações abaixo sobre o argumento descrito, é correto afirmar que: Escolha uma: a. As asserções II e III formam um argumento, e a proposição I é a conclusão. b. A asserção I não é uma alegação, e a proposição III é uma conclusão. c. As asserções I, II e III formam um argumento, e a proposição III é a conclusão. d. As asserções I e III formam um argumento, e a proposição II é a conclusão. e. A asserção II é um argumento, e a proposição I é uma conclusão.
Soluções para a tarefa
Para sabermos se um argumento faz sentido ou não, podemos apresentá-lo em uma linguagem formal. Neste caso, precisaríamos utilizar uma linguagem de primeira ordem com predicados (símbolo existencial e universal).
Por ser uma linguagem mais dificultosa para alunos que não têm contato, nos ateremos ao uso da linguagem natural como modo de interpretar as asserções.
Podemos ver que as asserções I e II são premissas: ou seja, todo analista da Receita Federal que ocupa essa vaga tem curso superior e é concursado. Astolfo é um analista que ocupa essa vaga. A conclusão que se segue é de que Astolfo é concursado e com curso superior. Faz sentido, correto?
Desse modo, temos que I, II e III formam o argumento onde esta última (III) é a conclusão. Portanto, alternativa C.