História, perguntado por DoctorSix3037, 1 ano atrás

"O ar seco e a falta cTágua, fenômenos fundamentais do clim a saariano, transformam as pastagens do Saara em ambientes muito espalhados e as palmeirais e centros de jardinagem tornaram-se insignificantes, excetuando-se o Saara setentrional. (...) Entretanto, apesar destes fatos, o Saara não representava somente uma barreira, mas, igualmente, uma ligação entre os países da África Setentrional e o Sudão. Com efeito, ele desempenhava um papel extremamente importante nas relações, sobretudo com erciais, entre o norte e o sul."As trocas com erciais e culturais feitas através do Saara durante a Idade Médiaforam incentivadasa) pelo desenvolvim ento das técn ica s de irrigação agrícola.b) pela n ecessid ad e de a b astecer de escravos os m ercad os do sul.c) pelo uso de an im ais b em adaptados ao deserto com o o cam elo.d) pela islam ização qu e os povos do sul im pu seram aos povos do norte.e) pela agricultura de ca ctá ceo s qu e possibilitou a ob ten ção de água pelas caravanas.

Soluções para a tarefa

Respondido por Sabrinaalmeid4
3
Olá,

  Devido ao clima seca, os povos que passaram a habitar essas regiões precisaram organizar-se com vistas a desvencilhar-se das adversidades do deserto. E para tanto, eles precisaram criar diversas formas para se adaptar ao deserto e poder ali viver.

Durante o período da Idade Média, essa região do norte africano sofreu um processo de islamização. Alguns poderosos reinos islâmicos ergueram-se, além do domínio dos sultões, que estabeleceram califados na região nordeste da África, onde estão hoje Sudão e Egito. Uma das formas encontradas de estabelecer contato com os reinos que ficavam abaixo do deserto do Saara foram as caravanas de camelos.

Portanto, a resposta para a sua questão é a letra C:

 
c) pelo uso de animais bem adaptados ao deserto como o camelo.


 Mesmo que o processo de Islamização tenha sido importante, as caravanas de camelos foram os principais motivos para o desenvolvimento do comércio no Saara.
Perguntas interessantes