O aproveitamento de resíduos deve estar inserido no contexto de qualquer empresa que objetiva se manter no mercado. Isso porque, além de obter lucros com seu reaproveitamento, evita acúmulo de dejetos e/ou materiais no meio ambiente, o que previne danos a ele, garantindo sua sustentabilidade. Em relação a isso, observe a situação a seguir.
O abatedouro no qual você trabalha passou por inspeção, e o órgão fiscalizador identificou aumento na quantidade de resíduos sólidos. Por tal motivo, cobrou providências voltadas à diminuição da produção de resíduos, bem como sua correta destinação.
O diretor do abatedouro solicitou a você que realize planejamento para gestão de resíduos sólidos ligado às atividades rotineiras. Sendo assim, elabore um esquema, demonstrando ações que devem ser realizadas a fim de eliminar e/ou reduzir a quantidade de resíduos sólidos gerados.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Padrão de resposta esperado
A implantação do sistema de gestão ambiental deve ser feita em duas etapas. Na primeira, analisar as práticas ambientais e as suas características, mapeando os impactos das atividades desenvolvidas. A partir dos dados estudados, estabelecer plano de ação.
Na segunda, executar o plano, que, na prática, representa investimento em infraestrutura, por exemplo. Além disso, há o alinhamento de diversos processos, padronização de lixeiras da coleta seletiva e destinação adequada de resíduos, melhoria no manejo e armazenamento de produtos químicos, além de redução dos impactos ambientais na execução de reformas e obras, entre outras melhorias.
A empresa deve realizar algumas ações a fim de reduzir a produção de resíduos sólidos, como: fazer levantamento de toda a geração de resíduos; planejar as etapas, respeitando a ordem de prioridade instituída pela política nacional de resíduos sólidos; realizar coleta seletiva de materiais; dar atenção especial a resíduos hospitalares, eletrônicos e inflamáveis; acondicionar os resíduos corretamente, proporcionando melhor reaproveitamento; manter informações legais sempre atualizadas dentro da empresa; fazer a logística reversa, ou seja, viabilizar a coleta e a restituição desses resíduos para reaproveitamento em ciclos produtivos ou destinação final adequada; e fazer associação com cooperativas de catadores e empresas especializadas, proporcionando destinação correta e melhorando a qualidade de vida local.