Português, perguntado por jamilysantosdegois, 4 meses atrás

O Após ler as características de uma entrevista, você escolherá uma pessoa com muita experiência de vida, por exemplo, seus pais, tios(as), primos(as) ou até o vizinho, para realizar uma entrevista, que será uma história contada por ele/es, ela/as sobre o folclore brasileiro, e ou sobre os personagens folclóricos da região Nordeste ou outros personagens que essa pessoa contará pra você. Tenho certeza que essas pessoas têm muitas histórias para contar: lobisomem, Saci Pererê, Curupira e outros... Pois bem! Acredito no seu potencial de repórter, para a realização dessa tarefa! Vamos Lá! Você terá uma folha inteira para escrever a história contada, que estará no final do bloco de atividades. Não se esqueça de dar um título a sua história!



preciso de uma lenda sobre algum personagem preciso de um título? ​

Soluções para a tarefa

Respondido por julyane2179
1

1. Lenda do Quibungo

Segundo essa lenda, que é muito contada na Bahia, o quibungo seria um monstro que persegue crianças rebeldes.

A aparência da criatura se assemelha a do bicho papão. Ele é peludo como um lobo, muito feio e malvado, e possui uma enorme boca cheia de dentes nas costas.

O bicho persegue as crianças que se recusam a dormir e que fazem malcriações. Quando capturadas, as crianças são devoradas e instantaneamente digeridas.

2. Lenda do Papa-figo

Segundo conta a lenda, esse ser é um homem velho e maltrapilho que vive perambulando com um saco nas costas onde guarda os ossos das crianças que ele capturou.

Também conhecido como "homem do saco", essa figura teria a intenção de pegar crianças para comer seus fígados, por isso o nome "papa-figo".

Em algumas versões, ele teria a aparência de um homem idoso, em outras possui também grandes orelhas e dentes de vampiro.

A história é contada para as crianças com a finalidade de causar medo e de afastá-las de estranhos.

3. Lenda do Barba Ruiva

A lenda do Barba Ruiva está relacionada à criação do rio Paranaguá, no Piauí.

Segundo os moradores contam, havia uma moça que engravidou do namorado e ficou muito triste. Envergonhada e em desespero, ela teve a criança, colocou-a em um tacho de cobre e pousou-a sobre um riachinho.

A Mãe-D'água, que vivia no riacho, ficou com raiva da situação e criou uma grande enchente, deixando as águas encantadas, de onde um choro de bebê era evocado. Era assim que nascia o Rio Paranaguá.

Depois disso, conta-se que um homem começou a sair das águas do rio. De manhã, ele surgia como um menino; à tarde como um jovem de barba ruiva; à noite, como um velho de barba branca.

Esse homem emerge do rio com a intenção de agarrar as moças que vão à beira do Paranaguá bater roupa. Conta-se que se ele for abençoado por uma dessas mulheres, o feitiço se 

Perguntas interessantes