O apelido foi instantâneo. No primeiro dia de aula, o aluno novo já estava sendo chamado de “Gaúcho”. Porque era gaúcho. Recém-chegado do Rio Grande do Sul, com um sotaque carregado.
Soluções para a tarefa
Olá!
A questão refere-se ao texto intitulado de “pechada”, que trata sobre a chegada de um aluno gaúcho em uma escola de outro estado.
As afirmativas da questão são:
I - A razão pela qual Rodrigo ganhou os apelidos de “Gaúcho” e de “Pechada” decorreu de um mesmo fato.
II - A professora aproveitou o sotaque do Gaúcho para ensinar que um mesmo idioma pode ter variações de pronúncia, de acordo com a região.
III - Ao ensinar que “tu” e “você” estão ambos corretos em português, a professora está admitindo que se pode falar de uma ou de outra forma.
IV - A frase com que o Gaúcho explicou a razão de ter chegado tarde à aula foi entendida com clareza pela professora, mas não pela turma.
V - A reação do gordo Jorge, rindo da explicação dada pelo Gaúcho, constrangeu a professora, por estar sugerindo que ela também não entendera a explicação.
VI - Mesmo com as explicações dadas pela professora sobre a origem e o sentido de “pechar”, o gordo Jorge não se convenceu de que falava a mesma língua do colega.
E as afirmativas II, III e V estão corretas.
Durante o texto, pode-se notar que a professora usou o sotaque diferente do “Gaúcho” para exemplificar as variações linguísticas que podem existir em um mesmo idioma, como é o caso do português brasileiro, que possui vários sotaques diferentes.
No português, “tu” e “você” são termos sinônimos que podem ser usados, um no lugar do outro, pois estão corretos, porém algumas regiões falam “tu” e outras, “você”.
E o gordo Jorge realmente constrangeu a professora no momento em que riu do Gaúcho, pois subtende-se que ele falou que a professora também não entendeu.
Resposta:
1º
Explicação:
CONIFA NO PAI