O apartheid representou a institucionalização do racismo na África do Sul - a segregação racial foi legalmente aceita entre 1948 e 1994. Foi este regime que retirou os direitos dos negros e deu privilégios aos brancos, minoria no país. (GLOBO. Apartheid na África do Sul. Redação Educação globo. Disponível em: . Acesso em: 14 out. 2018. )
O fim da separação por cor não foi suficiente para levar o país a ter uma sociedade mais igual. Ainda minoria, o padrão de vida dos brancos é melhor do que o dos negros e o país apresenta índices sociais problemáticos, como 50% da população vivendo abaixo da linha da pobreza, além do difícil acesso ao mercado de trabalho e educação. (VESTIBULAR UOL. Apartheid: 20 anos após seu fim na África do Sul, ele "sobrevive" em outros países. Publicado em: 21.03.2014. Disponível em: . Acesso em: 14 out. 2018.)
Levando em consideração o texto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
O racismo ainda é uma realidade nas sociedades atuais, em especial no Brasil. Em alguns casos, percebe-se a sua incidência na institucionalização por meio de leis ou medidas não igualitárias, em outros sociologicamente, como uma herança do passado. Como exemplo cita-se a necessidade de cotas para que os negros possam ter um acesso igualitário a universidades.
Porque
II. Uma das justificativas do regime do apartheid é a concepção do desenvolvimento separado, que explica que cada raça deve se desenvolver sem a mistura com outras, e que uma é considerada superior a outra. Alimentado pelos estereótipos criados pelo colonialismo, de que o negro servia apenas para o trabalho braçal enquanto o branco era um trabalho intelectual.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I
Respondido por
0
Resposta:
A asserções I e II são proposições verdadeiras,
e a II é uma justificativa da I
Explicação:
Perguntas interessantes