Biologia, perguntado por Ketherny, 8 meses atrás

O aparelho reprodutor masculino participa da produção e da maturação dos espermatozoides. Além disso, é responsável pela ejaculação desses gametas no interior do aparelho reprodutor feminino e pela produção de uma considerável quantidade de testosterona. A respeito do aparelho reprodutor masculino e suas funções, analise as afirmações e assinale a alternativa correta.
I- O epidídimo é um órgão em forma de vírgula, dividido em cabeça, corpo e cauda; revestido por cápsula delgada e tecido frouxo intersticial. Suas funções são o armazenamento e a capacitação dos espermatozoides.
II- As vesículas seminais produzem o líquido seminal, viscoso e ácido, responsável por nutrir e facilitar a motilidade dos espermatozoides, graças à glicose presente em sua constituição.
III- No homem, a testosterona pode ser convertida em di-hidrotestosterona por ação da enzima 5-alfa redutase e em estrógeno por ação da enzima aromatase.
IV- Os testículos possuem diferentes tipos celulares, responsáveis pela produção de espermatozoides (espermatogônias), pela sustentação e pela nutrição dos espermatozoides (células de Sertoli) e pela síntese e pela secreção de testosterona (células de Leydig).
a. I e III estão corretas.
b. II e IV estão corretas.
c. I, II e IV estão corretas.
d. III e IV estão corretas.
e. II, III e IV estão corretas.

Soluções para a tarefa

Respondido por vchinchilla22
1

Sobre aparelho reprodutor masculino e suas funções a alternativa correta é: Alternativa E) II,III e IV.

O epidídimo é um tubo estreito e alongado localizado na parte traseira da gônada testicular masculina; conecta o ducto deferente na parte traseira de cada testículo. Uma cabeça, corpo e cauda podem ser distinguidos, o que continua com o ducto deferente.

As vesículas ou glândulas seminais produzem 60% do volume do líquido seminal. Eles estão localizados na escavação pélvica, atrás da bexiga urinária, em frente ao reto e imediatamente acima da base da próstata, à qual estão unidos na extremidade inferior.

O testículo produz esperma e também hormônios chamados andrógenos, entre os quais a testosterona. Para produzir espermatozóides, é realizado o processo de espermatogênese. Isso requer, além das células germinativas, células de Sertoli, que constituem um suporte.


renataruggier: obrigada
Respondido por karinekcm
2

Resposta:

d. III e IV estão corretas.

Explicação:

A afirmativa I está incorreta, pois o epidídimo não participa da capacitação dos espermatozoides, somente da maturação.

A afirmativa II está incorreta, pois o líquido seminal é alcalino e rico em frutose.

A afirmativa III está correta. A di-hidrotestosterona é um hormônio, produzido a partir da testosterona pela ação da 5-alfa redutase, que participa da diferenciação dos órgãos sexuais femininos durante a embriogênese, da maturação dos órgãos sexuais externos durante a puberdade e do crescimento do cabelo facial, corporal e púbico; da produção de sebo e da manutenção das funções da próstata. O estrógeno, por sua vez, é produzido em pequenas quantidades no homem por ação da enzima aromatase. As funções do estrógeno no homem são: manutenção da função óssea, dos níveis lipídicos e manutenção da libido.

A afirmativa IV está correta. As espermatogônias são as células-tronco da linhagem espermatogênica, presentes na base dos túbulos seminíferos, a partir das quais são produzidos os espermatozoides. As células de Sertoli estão presentes no túbulo seminífero e as junções ocludentes entre essas células garantem proteção e nutrição para as células da linhagem espermatogênica durante o processo de meiose. As células de Leydig estão presentes no interstício do testículo e são responsáveis pela produção e pela secreção de testosterona, a partir do estímulo do LH (hormônio luteinizante).

Perguntas interessantes