Sociologia, perguntado por ticyaralima, 4 meses atrás

O antropólogo francês Claude Lévi-Strauss foi um dos promotores do estruturalismo, em que consiste esta metodologia? *

Considera a oposição entre sociedade e Cultura como central, e o ponto fundamental de sua obra foi demonstrar a unidade da humanidade em termos de seu potencial para produzir relações de produção entre os povos civilizados.

Considera a definição de memória como afloração do passado no presente por meio de operações psicológicas subjetivas, tratando-se, portanto, de manifestação essencialmente individual.

Considera o conjunto das relações sociais como estruturas que dão significado aos fenômenos culturais. Teoria elaborada com base em vários trabalhos etnográficos, isto é, trabalhos de observação e descrição do modo de vida em determinado contexto social.

Considera que a cultura não é o assunto central na obra do pensador, que se dedica mais fortemente ao tema da economia mundial, compreendida como conjunto de relações econômicas e sociais estabelecidas em um determinado contexto social em um dado contexto histórico.

Considera a memória individual um tipo de construção psicológica que compreende uma seleção e um amontoado de significado de elementos da história da humanidade⁷​

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
1

Explicação:

Consiste de pelo fato que Claude Lévi-Strauss é considerado o fundador da antropologia estruturalista, em meados da década de 1950, e um dos grandes intelectuais do século XX.

Suas ideias são muito diferentes do pensamento da época em que viveu.

Uma de suas grandes ideias foi a de sugerir que a forma como a humanidade organiza seus pensamentos, suas experiências e suas culturas ocorre de modo semelhante. Consequentemente, Lévi-Strauss foi responsável também por amenizar a visão tradicional de considerar povos não-ocidentais como “atrasados” ou “primitivos”.

Rompe com a ideia de que índios são somente índios, pois não concordava com a divisão em civilizados e selvagens ou a divisão em superiores e inferiores, além de possuir uma visão ambientalista radical.

Ele por sua vez dedicou-se uma tetralogia, as Mitológicas, ao estudo dos mitos, mas publicou também obras que escapam do enquadramento estrito dos estudos acadêmicos - dentre as quais o famoso Tristes Trópicos, publicado em 1955, que o tornou conhecido e apreciado por um vasto círculo de leitores.

Anexos:
Perguntas interessantes