ENEM, perguntado por ThaynaLstkcia943, 4 meses atrás

O ano de 2022 está sendo marcado por um intenso ataque da Rússia contra a Ucrânia, entre as principais razões apontadas estão a: expansão da Otan pelo Leste Europeu, a possibilidade de adesão da Ucrânia à aliança militar, a contestação ao direito da Ucrânia à soberania independente da Rússia e o desejo de Vladimir Putin de restabelecer a zona de influência da União Soviética. Vários países já declaram apoio a seus aliados o que impacta no processo de globalização e nas políticas internacionais. Adaptado de: veja. Abril. Com. Br/mundo/os-paises-que-ja-enviaram-ajuda-militar-para-a-ucrania/, Acesso em: 16 mar. 2022. Adaptado de:. Bbc. Com/portuguese/internacional-60606340. Acesso em: 16 mar. 2022. Sobre o processo de globalização e as políticas internacionais durante a guerra assinale a opção correta:

Soluções para a tarefa

Respondido por grazimichels81
16

Resposta:

Durante a guerra a exportação bens também deve ser dificultada pelas sanções, causando ainda mais danos às já abaladas cadeias globais de produção. Isso pode, ao mesmo tempo, pressionar os preços pela oferta limitada e reforçar a onda de inflação global.

Explicação:

Respondido por brenofcr
1

Os próprios motivos que levaram a guerra entre esses países, podemos considerar que foi devido a aspectos da globalização, já que muito da geopolítica vem sendo debatido. Lembrando que as tensões entre a Rússia e Ucrânia sempre existiram desde a separação destas, da antiga União soviética.

Estas tensões se tornaram maiores com a aliança da Ucrânia a União Europeia (UE), mas, principalmente a possível aliança com a Organização do tratado do atlântico norte (OTAN), que daria aporte e poder militar bélico ao país.

Motivos da guerra Rússia x Ucrânia

Como razão para mobilização de combiós militares da Rússia as regiões fronteirissas com a Ucrânia, e posteriormente o ataque a cidades ucranianas, o Presidente russo Vladimir Putin lista alguns motivos para os ataques:

  • Proteger suas fronteiras da influência ocidental (Inibindo a extensão da OTAN);
  • Abraçar movimentos separatistas pró-russia em algumas regiões do território ucraniano (caso das cidades de Donetsk e Luhansk);
  • Restabelecer a zona de influência da União Soviética (já que mais de 14 países da antiga união soviética, estão aderidas à OTAN).

Estude mais sobre a guerra entre a Ucrânia e Rússia em:

https://brainly.com.br/tarefa/51443110

Anexos:
Perguntas interessantes