O ano de 2019 foi oficializado pela UNESCO como o Ano Internacional das Línguas Indígenas. Este acontecimento é especialmente importante em um país como o Brasil, que, mesmo após 500 anos de colonização europeia, ainda tem cerca de 200 línguas faladas em seu território. Marcando este evento, os problemas múltiplos de 5 desta prova tratam de diferentes línguas indígenas brasileiras. Outros problemas presentes nesta prova tratarão de línguas indígenas de outros países, isto é, línguas minoritárias faladas em seus territórios antes das ondas de imigração ou colonização mais recentes.
Ao contrário do que pode parecer, essas línguas não são todas parecidas; um indígena encontrando com outro de uma etnia diferente pode ter tanta dificuldade de se comunicar quanto um brasileiro encontrando um falante de russo, iorubá, japonês...
De uma forma geral, podemos agrupar as línguas indígenas em famílias e troncos. O mapa abaixo mostra as principais famílias linguísticas América do Sul, descontando as famílias de línguas faladas na Cordilheira dos Andes (como quechua, aimará ou mapugundun). Os pontos pretos são línguas isoladas, isto é, que não possuem parentesco evidente com nenhuma outra língua. Os pontos cinza são línguas cuja classificação ainda é incerta.
Fonte: Wikimedia Commons
Olhando para o mapa, qual bioma sul americano está associado à maior diversidade linguística, e por quê?
A. Amazônia, pois a floresta ampla e densa favorece o isolamento das pequenas comunidades, levando à diferenciação linguística.
B. Cerrado, pois os campos abertos permitem que todos os povos circulem por seu território.
C. Biomas litorâneos, pois permitem que os povos diversifiquem suas línguas no contato com os navegadores.
D. Caatinga, pois as temperaturas amenas favorecem a migração das populações para aquele território.
E. Estepes da Patagônia, pois o frio excessivo faz com que as palavras sejam articuladas de uma forma diferente.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
A. Amazônia, pois a floresta ampla e densa favorece o isolamento das pequenas comunidades, levando à diferenciação linguística.
As diferentes línguas indígenas que fazem parte de nosso território são fundamentais para compreendermos os elementos que fazem parte do mesmo, garantindo assim a sensibilização e desenvolvimento do mesmo.
Em áreas de mata fechada é mais o isolamento é mais propício e por isso as comunidades que ali habitam acabam formando diferentes idiomas e tende assima ser mais diversificados, além disso a área de extensão é muito grande, outro fator que favorece essa diferença.
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Física,
7 meses atrás
Inglês,
10 meses atrás
Geografia,
10 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás