História, perguntado por fabianobarrim, 11 meses atrás

O ano de 1968 ficou marcado na história mundial e na do Brasil como um momento de grande contestação da política e dos costumes. O movimento estudantil celebrizou-se não só como protesto dos jovens contra a política tradicional, mas principalmente como demanda por novas liberdades. O radicalismo jovem pode ser bem expresso no lema “é proibido proibir”. Esse movimento, no Brasil, associou-se a um combate mais organizado contra o regime: intensificaram-se os protestos mais radicais, especialmente por parte dos universitários, contra a ditadura. Por outro lado, a linha dura providenciava instrumentos mais sofisticados e planejava ações mais rigorosas contra a oposição. Esse ano também foi marcado pela Decretação do Ato Institucional 5. Sobre o Ato Institucional 5, podemos afirmar que:

Soluções para a tarefa

Respondido por txsantos
7
Foi responsável pela repressão, forte censura e também proibiu as greves no Brasil.
Respondido por 226372014
9
Resposta dos livro: Foi um período em que os livros denominam de ditadura militar, onde os direitos políticos foram cassados, dando plenos poderes ao executivo (Presidente), nomear os representantes dos Estados, marcou também pela censura na liberdade de imprensa.

Vale ressaltar que após esta época o Brasil cresceu economicamente, e não havia tanta corrupção e que a imprensa marrom (Rede Globo), não manipulavam tantas pessoas como hoje.

 



Dim1987: Concordo Plenamente.
MissSherlock: Esse Ato foi o quinto numa série de decretos promulgados no decorrer do Golpe. A diferença deste para os outros é o excesso de poder resguardado ao Presidente.
danieldml: Esse Ato foi o quinto numa série de decretos promulgados no decorrer do Golpe. A diferença deste para os outros é o excesso de poder resguardado ao Presidente. Correto
Perguntas interessantes