História, perguntado por miriancele722, 1 ano atrás

“O ano de 1930 foi um divisor de águas na história do país. A partir dessa data, houve aceleração das mudanças sociais e políticas, a história começou a andar mais rápido. No campo que aqui nos interessa, a mudança mais espetacular verificou-se no avanço dos direitos sociais. […] Os direitos políticos tiveram evolução mais complexa. O país entrou em fase de instabilidade, alternando-se ditaduras e regimes democráticos.” CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002. Como o texto indica, o ano de 1930 representa uma profunda mudança na história do Brasil. Foi também um ano de instabilidade política, com a não aceitação do resultado das eleições e a realização da tomada do poder com a Revolução de 1930. É comumente considerado como estopim dessa dita revolução:

Soluções para a tarefa

Respondido por ninhadopt
68

O ano de 1930 foi um divisor de águas na história do país. A partir dessa data, houve aceleração das mudanças sociais e políticas. Uma das primeiras medidas do governo revolucionário foi criar um Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio. A seguir, veio vasta legislação trabalhista e previdenciária, completada em 1943 com a Consolidação das Leis do Trabalho.

Os direitos políticos tiveram evolução mais complexa. O país entrou em fase de instabilidade, alternando-se ditaduras e regimes democráticos. Os direitos civis progrediram lentamente. Durante a ditadura, muitos deles foram suspensos. Houve progresso na formação de uma identidade nacional, na medida em que surgiram momentos de real participação popular. Foi o caso do próprio movimento de 1930 e das campanhas nacionalistas da década de 50.

Respondido por LarissaMoura3
3

O estopim para a Revolução de 1930 foi o anúncio do presidente Washington Luís, representante da oligarquia paulista, de que iria apoiar Júlio Prestes, que também era um paulista, para que realizasse a sucessão do poder presidencial, que enfureceu os membros da oligarquia mineira.

Esse anúncio fez com que os membros deveriam ter seus nomes indicados pelo presidente. Que então se aliaram com a oligarquia gaúcha.

As principais características sociais que se destacaram no Estado Brasileiro em período após 1930 foram: a presença de um conflito intra-oligárquico, fortalecimento dos movimentos militares dissidentes e a busca pela queda da enorme hegemonia da burguesia exercida pelos produtores de café.

Saiba mais sobre a Revolução de 1930 em: brainly.com.br/tarefa/4188498

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas interessantes